Cras encerram cursos motivacionais

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promoveram nos últimos dois meses os cursos motivacionais de bordado, pintura, biscuit e teatro, nas unidades de Bebedouro, Conceição e Nova Esperança.

As capacitações têm o papel social de melhorar a qualidade de vida e elevar a auto-estima dos participantes.

"Amei a oficina. Foi maravilhosa porque aperfeiçoei um trabalho que já fazia, e agora quero ganhar dinheiro com as minhas pinturas", disse feliz e satisfeita a moradora do bairro Bebedouro, Claudiana dos Santos Duarte.

A decoração natalina da casa de Elizangela Marques Cavalcanti Sepulcro vai ganhar um toque especial. É que a moradora do bairro Palmital acabou de concluir o curso de pintura oferecido no CRAS do Conceição. "Adorei o curso, a professora, e se tiver mais vezes vou participar", disse orgulhosa exibindo um pano de prato de Papai Noel.

Já Raiane Batista Souza que está grávida, afirmou que o curso de biscuit foi importante porque ajudou ela fazer o enxoval do bebê. "O curso foi ótimo, pude aprender a fazer coisas lindas. Estou esperando um menino e já produzi peças para o enxoval dele.  Pretendo usar também como fonte de renda para minha família", ressaltou.

Joeberson de Souza Saith e mais 11 pessoas participaram da oficina de teatro no CRAS de Bebedouro. Juntos eles montaram a peça "Tipo Assim, Sei Lá" que conta a história de um grupo que se mete em várias aventuras, e no final não passa de um sonho. O jovem pretende levar à carreira para frente. "Quero ser ator, e vou continuar fazendo cursos. A Oficina foi muito importante e fiz novas amizades também", afirmou.

De acordo com Cláudia Araújo, que participou do curso de biscuit no bairro Conceição, a oficina vai ajudar a complementar a renda familiar. "O curso é execelente e a professora também. Enxergo uma oportunidade de aumentar a renda da minha família", disse a moradora do bairro Novo Horizonte.

As oficinas permitem às famílias aprimorarem suas habilidades, como destaca a coordenadora do CRAS do Conceição, Tharlane Correia Marchiori. "A medida que abrimos os cursos vimos a necessidades da área de abrangência. O curso é satisfatório tanto para os alunos quanto para nós. Embora tenham caráter motivacional, as oficinas fazem as pessoas despertarem suas habilidades e se lançarem no mundo do trabalho", finaliza a coordenadora.