Secretaria de Assistência social está cadastrando famílias para programas socais do Governo Federal

A partir de dezembro, técnicos da Prefeitura de Linhares através da Secretaria Municipal de Assistência Social estarão realizando a inclusão de 5.000 famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, entendidas como aquelas com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. É importante a participação e a colaboração da população

O Cadastro Único é uma ponte entre poder público e as famílias de baixa renda para promoção social. É uma ferramenta importantíssima para o trabalho na área da Assistência Social por possibilitar a execução de diversas ações de acompanhamento das famílias cadastradas.

O município é parceiro fundamental nesta ação, cabe a ele organizar todo o processo de cadastramento que inclui além da coleta de dados a identificação do público alvo e a organização das entrevistas, a inclusão dos dados coletados no Sistema do Cadastro Único e a manutenção dessas informações.

No âmbito federal, o Cadastro Único é utilizado por diversos programas, além do Bolsa Família: Tarifa Social de Energia Elétrica; Brasil Alfabetizado; Programa de erradicação do Trabalho infantil (PETI); carteira do Idoso; Cisternas; Pro Jovem Adolescente; programas Habitacionais (Minha Casa Minha Vida); Isenção de taxa para concursos públicos.

A inclusão das famílias no Cadastro em Linhares será feita através de visitas domiciliares onde o entrevistador social realizará a coleta de dados da família. Por isso a população deverá colaborar com o trabalho dos entrevistadores recebendo-os em suas casas. Estes entrevistadores estarão nos bairros identificados com camisa, boné e crachá.