Campanha de combate a Hanseníase supera expectativas

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa de Hanseníase, juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (FIOCRUZ), realizou nesse sábado (20) uma campanha de sensibilização e combate a Hanseníase. O objetivo da campanha é descentralizar as ações de controle da doença, que hoje são oferecidas pelo Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS), e incentivar o diagnóstico precoce, pois a doença tem cura.
 
A campanha, que teve grande participação da população, ocorreu nos territórios das Estratégias de Saúde da Família (ESF), do bairro Santa Cruz e dos distritos de Rio Quartel, Baixo Quartel e Desengano, nas respectivas unidades de saúde das localidades. Após a ação foi realizada uma avaliação dos casos encontrados durante a campanha para o acompanhamento do paciente.

"Nosso maior objetivo é levar acesso ao tratamento e informações sobre a hanseníase ao cidadão e ter o diagnóstico da doença o quanto antes", afirma a coordenadora do Programa de Hanseníase, Silvia Avancini Manhães Côrtes. A proposta de descentralização das ações de controle da hanseníase inclui, além da campanha e da sessão clínica, a capacitação dos profissionais da ESF das localidades onde a campanha foi realizada.

Durante os trabalhos, 182 pessoas foram examinadas, sete novos casos de hanseníase foram confirmados no bairro Santa Cruz, um deles em uma criança de oito anos, todos na fase inicial. Quatro pessoas realizaram exames específicos para a confirmação da doença e ainda foram realizadas 12 baciloscopia (exame que detecta a forma da hanseníase) e aplicadas 18 vacinas BCG (indicada para os contatos intradomiciliares evitando a forma grave da doença).

De acordo com Silvia Avancini, a campanha avaliou que as áreas urbanas da cidade têm maior tendência em adoecer que as do interior. O bairro Santa Cruz receberá atenção especial do programa de controle da doença. Para isso, a proposta é estender o programa para a unidade de saúde do bairro no próximo ano. Em 2010, Linhares já registra 43 novos casos de Hanseníase.