Alunos do Colégio Emir de Macedo Gomes visitam as obras da ETE Central

No último sábado, (20/11), o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Lucas Scaramussa, acompanhou a visita dos alunos do primeiro período, do curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Emir de Macedo Gomes (Estadual) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central que está sendo construída no município.

A visita foi acompanhada pelo professor do curso Técnico em Meio Ambiente do Estadual, Cláudio Sérgio Marinato, pelo biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Fabrício Borgue Folle e pelo representante da empresa executora da obra, Vinícius Borges.

O objetivo foi mostrar a estrutura da estação e todo o projeto que está sendo desenvolvido na cidade na questão de rede e tratamento de esgoto. O Secretário de Meio Ambiente ficou muito satisfeito com a visita. "Podemos mostrar o comprometimento que Linhares possui em relação à preservação do meio ambiente através de investimentos em saneamento e tratamento de esgoto", disse.

A aluna, Luana Barros Tonetto, ressaltou a importância da obra. "Essa estação é uma obra muito importante não somente para a população de Linhares, mas como para a natureza também. É um compromisso com o meio ambiente e para nós que estamos aprendendo sobre isso é muito interessante ver de perto, achei muito interessante", afirmou.

Já o aluno, Antônio Marcos, falou sobre a importância da preocupação da atual gestão com meio ambiente. "Essa obra é de grande peso para o município de Linhares. Poucas cidades se importam com a questão do meio ambiente. A estrutura e o projeto são muito interessantes. Essa estação é uma referência para outras cidades", concluiu.


Sobre a ETE

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Central é uma estação de grande porte. Estão sendo investidos mais de 10 milhões de reais em sua construção, onde serão incluídos todos os bairros desde a Lagoa do Meio até o Aviso, passando também pelo Juparanã, Conceição e Centro. A construção da estação faz parte do programa "Saneamento para Todos" e mostra mais uma vez a preocupação da Prefeitura de Linhares com o futuro dos recursos hídricos do município e com a despoluição dos mananciais urbanos.

Quando estiver em funcionamento, a ETE central terá capacidade de tratar o esgoto de 140 mil habitantes. Hoje, o município possui aproximadamente 92 mil moradores em sua sede, ou seja, 100% do esgoto da sede da cidade será tratado e ainda haverá capacidade de acompanhar o crescimento da cidade.


E as obras não param por aí

A Prefeitura de Linhares conseguiu na semana passada a Licença Ambiental de Regularização que irá viabilizar o funcionamento da ETE Movelar. A obra vai beneficiar moradores do Movelar, Planalto e Nova Esperança.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Lucas Scaramussa ressaltou a importância da obra. "Desde 2009 a Semam juntamente com o SAAE vinha tentando viabilizar alternativas técnicas de funcionamento da ETE Movelar de forma ambientalmente correta", disse.

Ainda de acordo com o secretário a demora para conseguir a licença se deu porque em 2007 o poder público entendeu que não era viável atender as condicionantes ambientais exigidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). "Nós pensamos diferente. Concordamos com as exigências ambientais e iremos atender todas elas, afim de realizar o sonho da comunidade do Movelar. E eu quero agradecer a participação da comunidade que ajudou durante as discussões das propostas de saneamento e ao Pastor Luís, com que tive a oportunidade de conversar por diversas vezes sobre a regularização da ETE Movelar", concluiu o secretário.

LICENÇA AMBIENTAL DE REGULARIZAÇÃO