Comitê de recursos hídricos avalia acionamento do Termo de Conduta do Farias

Com o início das chuvas e a volta a normalidade dos cursos d?água dos córregos e rios da região, o Comitê Gestor de Recursos Hídricos se reuniu nesta terça-feira (23) para um balanço do acionamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na microbacia do Córrego Farias e os ajustes necessários para o melhor funcionamento do TAC.

Participaram da reunião representantes da comunidade do Farias, da Prefeitura de Linhares, do Ministério Público Estadual, e de órgãos ambientais, como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Ficou instituído na reunião um segundo ponto de monitoramento da vazão na microbacia, dessa vez no Córrego Jacutinga. Esse segundo ponto se fez necessário pela realidade distinta entre os córregos da região, com maior ou menor volume d?água conforme os períodos de estiagem.

No encontro também foi definido que a primeira outorga coletiva a ser solicitada junto ao Iema será das captações localizadas no Rio Jacutinga.

Acionamento do TAC

Durante o mês de outubro, com o longo período de estiagem na região, os agricultores da microbacia do Córrego Farias tiveram que poupar água seguindo a previsão de racionamento do TAC. A medida foi necessária para garantir a utilização da água para o consumo humano e para dessedentação dos animais.

Barragens

Conhecendo a situação da região, a Prefeitura de Linhares realizou um estudo para melhorar a qualidade de vida no distrito e promover o desenvolvimento sustentável do município. Com as informações levantadas no estudo, a Secretaria Municipal de Agricultura desenvolve projetos para captar recursos para a construção de barragens comunitárias na região.