Vigilância ambiental realiza ação contra a Dengue

Nos dias 19 e 20 de novembro, a Prefeitura por meio do Centro de Controle Zoonoses intensifica os trabalhos de combate ao vetor da dengue no Centro da cidade e no bairro Interlagos com a realização de uma ação intensa de combate a dengue. Uma tenda será montada na Praça Nestor Gomes, em frente aos Correios e os trabalhos terão início às 8 horas da manhã. O objetivo é mobilizar não só o poder público, como também a sociedade civil, de um modo geral, quanto à importância da participação de todos nesta causa.

Durante a ação, cerca de 80 agentes de endemias mais agentes comunitários farão visitas nas casas do Centro e do Interlagos para fixar telas nas caixas d’água e recolher materiais que possam acumular água parada, contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além disso, os agentes farão abordagem nas ruas para conscientizar as pessoas e distribuir materiais informativos.


Outras Ações

A Prefeitura vem preparando o município há algum tempo para combater a dengue durante a primavera, quando o volume de chuvas é maior. Em outubro realizou um Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti, o LIRA. Com ele foi possível identificar a situação de infestação do município, identificar os criadouros predominantes do mosquito e permitir um melhor direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Já no início de novembro, a Prefeitura realizou uma capacitação dos agentes de endemias da Vigilância Ambiental do município. Foram revistos conceitos e técnicas da profissão, como melhor conduzir os trabalhos, valorização humana, trabalho em equipe e a importância do trabalho de um agente para a população do município. Além disso, o treinamento contrbuiu para intensificar a interação entre os próprios agentes.