Prefeitura de Linhares comemora Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Desde 1960 esse dia é celebrado, embora só tenha expandido suas comemorações nos últimos anos. Costuma ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral.

A Prefeitura de Linhares através da Secretaria Municipal de Cultura, sabe da importância de valorizar essa data e por isso inicia as comemorações ao dia, na próxima sexta-feira (19), às 19h, no Centro Cultural Nice Avanza. Darcy Ribeiro em O Povo Brasileiro diz, que "Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros…".

Já no sábado, (20), acontece no Ceim José Elias, no bairro Linhares 5, às 19h, uma Missa Afro-Brasileira. Segundo o Secretário de Cultura, Antonio Bezerra Neto, "a missa trata-se de um imperativo cultural, afinal a cultura negra, desde o século XVI influencia os traços litúrgicos da Igreja Católica. Os folguedos, o sincretismo, a assimilação de cultos contribuíram para uma projeção negra num espaço até então dominado pelo eurocentrismo", destacou o secretário. A Missa Afro que será celebrada, é uma afirmação cultural do grupo Consciencia Negra, liderado por Mestre Zezinho.