Mais de 11 mil mudas de seringueira entregues a agricultores do Norte

Produtores rurais de Linhares, entre outras cidades do norte capixaba, receberam nesta sexta-feira (22) mais de 11 mil mudas de seringueira do Programa Estadual de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores) entregues pelo Governo do Estado, em parceira com a Prefeitura de Linhares e com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Durante a cerimônia que marcou a entrega das mudas, realizada na sede da Universidade Aberta do Brasil, em Linhares, o secretário estadual de agricultura, Enio Bergoli, assinou ainda um termo de cessão de veículo à Prefeitura de Linhares, que ficará à disposição da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento. As chaves do automóvel foram entregues ao secretário municipal Dalziso Armani.

Em seu pronunciamento, Bergoli destacou a importância de Linhares no cenário nacional do agronegócio e o fato de muitas famílias do município viverem do que é cultivado no campo. Com relação à seringueira, o secretário disse que "o Espírito Santo é o quarto maior produtor nacional e o seu cultivo é uma ótima opção econômica, social e ambiental. O Probores é um dos programas mais importantes do país, pois incentiva aos produtores a investirem no agronegócio da borracha, já que o Brasil é um grande importador do produto".

O secretário Dalziso Armani falou sobre a diversificação agrícola possibilitada pelo plantio da seringueira, garantindo outra fonte de renda aos produtores rurais da região, que tem como um dos principais produtos agrícolas o café. "Além dessas mudas de seringueira, a Prefeitura de Linhares em parceria com o projeto social Meninos da Terra, disponibiliza ainda para nossos agricultores mudas de eucalipto e nativas, incentivando assim o reflorestamento", disse Armani.

Os secretários fizeram a entrega simbólica de uma muda para o produtor Joacir Marchiori, representando os 12 agricultores beneficiados pelo programa nesta etapa. Todas as 11 mil mudas foram entregues aos agricultores ao final do evento, no estacionamento da UAB.

Programa

O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha natural e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como "amiga do meio ambiente". A seringueira, além de proteger e regenerar o solo, é uma das plantas que mais retira o gás carbônico da atmosfera.

O programa, que é executado pela Seag e pelo Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), visa beneficiar todos agricultores e produtores rurais capixabas que possuem área com aptidão para a heveicultura. Mas, para que eles possam adquirir as mudas com desconto é preciso estar adequado às exigências especificadas no Probores.

Desde 2009 até este ano foram entregues 373 mil mudas. A entrega desta sexta-feira faz parte do segundo lote adquirido pela Seag, com mais 300 mil mudas. A previsão é que as 673 mil mudas totais ocupem 800 hectares de área plantada e beneficiem cerca de 500 produtores.

Dentre os critérios estabelecidos estão: o produtor tem que estar habilitado com a carta de aptidão no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); residir em áreas de assentamento rural; as áreas devem ter entre 0,5 e cinco hectares, e os proprietários devem participar de programa de caráter ambiental patrocinado pela Seag/Incaper.

Compra de mudas

As mudas serão vendidas de acordo com a necessidade de cada produtor. Para aquele que pretende plantar até 500 covas, o desconto sobre a muda será de 80%. Os produtores que plantarem entre 501 e duas mil covas, o desconto será de 50%. E, para os que pretendem plantar entre 2.001 e 2.500 covas, o desconto será de 30%. Devido à mortalidade das mudas, o produtor recebe da Seag uma quantidade acima da adquirida para garantir a produção.

Os produtores irão receber as mudas pré-preparadas, na forma de "raiz nua". Receberão também sacolas para fazer o acabamento dessas mudas antes que sejam plantadas, processo que leva três meses.

Atualmente existem cerca de 12 mil hectares de seringueira plantados no estado, sendo que oito mil hectares já estão produzindo. Do total de área plantada, cerca de 50% encontra-se no norte do ES e os outros 50% no centro sul.