Linhares se prepara para combater a dengue

Todos os anos, com a chegada das fortes chuvas, o mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) se prolifera com maior intensidade. Para combater a doença com mais eficácia, os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes realizam um Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti, o LIRA. Em Linhares, os trabalhos serão realizados entre os dias 25 (segunda-feira) e 27 de outubro pelo Centro de Zoonoses.

Com esse levantamento é possível identificar a situação de infestação do município em um prazo médio de uma semana, identificar os criadouros predominantes do mosquito e permitir um melhor direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Os dados são obtidos por meio de um método simplificado de amostragem do tipo conglomerados em dois estágios (quarteirões/imóveis).

Uma equipe formada por 32 agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental e seis supervisores visitará todos os bairros do município, inclusive as localidades de Bebedouro, Rio Quartel, Regência, Córrego Farias, Povoação e Pontal do Ipiranga. A expectativa é que 2.826 domicílios sejam visitados, cerca de 20% do total.