Técnicos da Prefeitura de Linhares e do Iema analisam reconstrução de barragem na Lagoa Nova

Colaborar com os agricultores sem causar danos ao meio ambiente. É por esse motivo que técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) estiveram nessa terça-feira (29) em Linhares, a convite da Prefeitura, para uma visita de campo ao local onde recentemente rompeu uma barragem na vazante entre a Lagoa Nova e o Rio Doce.

A presença dos técnicos foi solicitada pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, que têm participado diretamente das discussões acerca do assunto, tanto com produtores rurais quanto com órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado de Agricultura e o próprio Iema.

Os técnicos do Iema Giuliano Martins e Joel Carvalho, juntamente com os engenheiros da Prefeitura José Ildo Fiorott e Ladislau Bonicenha, avaliaram quais estudos ambientais serão necessários para uma possível reconstrução da barragem, além de um provável ponto onde poderá ser instalada a nova estrutura física do barramento.

O biólogo Giuliano Martins adiantou que dentre os estudos a serem solicitados deverão constar o topográfico, o de fauna e o do entorno das margens da lagoa que mostrará as condições da Área de Preservação Permanente. Uma das preocupações na construção da nova estrutura será a garantia de que os peixes conseguirão fazer a conexão entre a lagoa e o rio.

E outra certeza a que chegaram os técnicos é de que, para manter o equilíbrio ambiental, uma próxima barragem não poderá aumentar o nível anterior da lagoa, assim deverá estar igual ou abaixo do nível antes do rompimento da barragem.

O próximo passo será o envio de um ofício pela Prefeitura de Linhares ao Iema solicitando a elaboração de um Termo de Referência que indicará todos os estudos que serão exigidos pelo órgão estadual para licenciar o barramento.

"Estamos fazendo contato com os proprietários rurais localizados às margens da vazante e da lagoa para, com as autorizações necessárias, darmos prosseguimento ao processo. Assim, queremos contribuir para com o trabalho dos agricultores e com o turismo na Lagoa Nova sem causar qualquer dano ao meio ambiente, pelo contrario, queremos ajudar a preservá-lo", destacou o secretário municipal de Agricultura, Dalziso Armani.

Além de Armani, acompanharam a visita o secretário municipal de Meio Ambiente Lucas Scaramussa, o prefeito de Rio Bananal Felismino Ardizzon, o presidente do Sindicato Rural de Linhares Antonio Robert Bourguignon, e agricultores que possuem propriedades rurais às margens da lagoa.