Coral do CAPS faz apresentação no Pitágoras

Nessa segunda-feira (18/10), o coral formado pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (CAPS) se apresentou na faculdade Pitágoras. A apresentação fez parte das ações desenvolvidas em um seminário realizado pelo curso de Direito da faculdade. O centro é mantido pela Prefeitura e recebe a atenção das secretarias municipais de Saúde e Ação Social.

O coral do CAPS é um grupo de terapia que reúne cerca de 20 participantes. O grupo foi criado no início de 2010 com a proposta de promover a interação entre os usuários do centro e a sociedade. Além da voz, a terapia trabalha o corpo, por meio de coreografias, e a mente, que recebe estímulos através das músicas que abordam na letra, sentimentos e situações vivenciados pelos usuários do CAPS.

"Os resultados obtidos com o coral têm sido positivos. Os usuários passaram a se expressar melhor e estão muito mais comunicativos. Esse contato com o público tem sido muito importante para a terapia. Há momentos em que eles até se emocionam nas apresentações", disse a fonoaudióloga, Virgínia Raquel da Paz Rodrigues, responsável pelo coral.

O CAPS é um Centro de referência e tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, Severos e Persistentes, oferecendo cuidados clínicos de reabilitação psicossocial, com objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão Social dos usuários e de suas famílias.