Agricultores do Farias racionam água a partir da próxima terça-feira (05)

Os produtores rurais do Córrego Farias vão poupar água a partir da próxima terça-feira (05). É que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelos agricultores em parceria com o Ministério Público, a Prefeitura de Linhares e órgãos ambientais, como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), foi acionado.

A Promotoria emitiu o acionamento do TAC na última terça-feira (28) e deu prazo de uma semana para que os produtores comecem a racionar a água, que já está escassa nos rios e córregos da região. A medida foi necessária para garantir a utilização da água para o consumo humano e para dessedentação dos animais.

Assim, a partir da próxima terça-feira (05), os critérios para uso da irrigação serão:

– irrigação por aspersão convencional poderá ser utilizada durante 02 (dois) dias da semana: das 18 horas de segunda-feira até as 06 horas de terça-feira e 18 horas de quinta-feira até as 06 horas de sexta; 
  
– irrigação localizada poderá ser utilizada durante 05 (cinco) dias da semana: de segunda a sexta-feira iniciando-se às 18 horas de cada dia até as 06 horas do dia seguinte; 

– fica proibida a irrigação nos sábados e domingos;

– atividades que demandem irrigação continuada, independente do sistema de irrigação, terão os seguintes critérios: viveiro de produção de mudas – todos os dias; pastejo rotativo – de segunda a sexta-feira; produção de alimentos para a subsistência e comercialização em pequena escala – segundas, quartas e sextas-feiras.

A fiscalização ficará a cargo do Idaf. Para denúncias de descumprimento do Termo estarão disponíveis os telefones do Ministério Público (3373 5959), da Secretaria Municipal de Agricultura (3372 2121) e do Idaf (3371 5383).

Barragens
 
Conhecendo a situação da região, a Prefeitura de Linhares realizou um estudo para melhorar a qualidade de vida no distrito e promover o desenvolvimento sustentável do município. Com as informações levantadas no estudo, a Secretaria Municipal de Agricultura vai desenvolver projetos para captar recursos para a construção de barragens comunitárias na região.

O estudo foi entregue no final de setembro a Prefeitura e uma reunião para discutir a captação de recursos para a construção das barragens está prevista para a próxima semana.