Censo Demográfico 2010 começa na próxima segunda-feira

 A Prefeitura de Linhares informa à população que o Censo Demográfico 2010 terá inicio a partir da próxima segunda-feira, dia 02, quando aproximadamente 191 mil recenseadores estarão trabalhando em campo de norte a sul do país, coletando informações em cada casa e fazendo uma nova radiografia do Brasil.

Os censos populacionais constituem a única fonte de informação sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. A análise produz informações imprescindíveis para definição de políticas públicas nacional, estadual e municipal e para tomada das mais variadas decisões de investimentos, sejam eles da iniciativa privada ou de governos.

O censo acompanha o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo. E é importante para identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice, possibilitando a avaliação e revisão da alocação de recursos políticos e privados.

Em Linhares, assim como em todo país, foi formada uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística com objetivo de buscar uma maior integração entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as comunidades locais, para obter cooperação e apoio logístico na realização do Censo. 

Além da tradicional coleta de porta em porta, o IBGE desenvolveu um sistema complementar – a coleta de dados pela internet, que funciona como mais uma opção de recolhimento de informações, sobretudo para os municípios em que é difícil o contato com o morador num horário razoável, já que muitas pessoas trabalham fora o dia inteiro.

A partir de dezembro de 2010 estarão disponíveis os primeiros resultados do Censo 2010, que serão divulgados pelos meios de comunicação a população. A divulgação dos resultados definitivos e temáticos será realizada a partir de 2011. As informações do IBGE são indispensáveis para o Brasil e para os cidadãos, desta forma é relevante a colaboração de todos.