Exposição de Luiz Natal começa nessa sexta-feira (09) em Linhares

Os apreciadores da cultura linharense poderão visitar mais uma rica exposição de arte a partir dessa sexta-feira (09): "Luiz Natal: uma legitimidade Naif". A abertura acontece a partir das 19h30, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, que fica na Rua da Conceição – Centro.

A noite terá início com o seminário "Indagações sobre o processo da produção pictórica de Luiz Natal", proferido por Denize Costa da Silva Aguiar, professora de história da arte da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Logo após haverá a abertura da exposição autoral "Luiz Natal: uma legitimidade Naif" e da exposição fotográfica "Luiz Natal: um brincante Naif", da fotógrafa e professora de fotografia e estética da Ufes, Simone Guimarães.

O secretário municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, vê o artista Luiz Natal como motivo de orgulho para Linhares e o Espírito Santo. "Natal é a fina flor da pintura Naif do estado, um referencial das artes primitivas. Não se pode pensar artisticamente Linhares sem lembrar de Luiz Natal", afirmou Bezerra.

A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Luiz Natal

O artista Luiz Natal é considerado o primeiro discípulo de Nice Avanza em Linhares. Embora tenha formação acadêmica, Natal optou pela pintura ingênua e primitiva que os franceses chamam de Naif.

Todo o reduto estético de Natal se encontra na vila de pescadores de Regência, litoral de Linhares. O artista tem como inspiração o céu atlântico da foz do Rio Doce, as tartarugas, o bucolismo da vila, o casario e a miscigenação que caracteriza a população local.

É reconhecido também pela virtude de estar sempre recriando, já que além do óleo sobre tela utiliza também objetos em suas criações.

Apreciado em todo o Espírito Santo, Natal participa de bienais em todo país, com destaque para bienal de Piracicaba, em São Paulo.