Reunião discute detalhes do Plano de Mobilidade Urbana para o centro da cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizou na tarde dessa quinta-feira (10/06) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Linhares, mais uma reunião para discutir os detalhes do Plano de Mobilidade Urbana que será implantado brevemente no centro da cidade. Foram discutidas várias questões como os sentidos das vias, estacionamento, sinalização vertical (placa) e horizontal (faixas), entre outras. O objetivo maior foi entrar em um consenso com a população, em especial os comerciantes.

Com o plano, novas vagas de estacionamento serão abertas, sendo que 2% delas serão destinados aos deficientes e 5% aos idosos conforme a legislação. As motos também ganham mais espaço. Serão cerca de 1.200 vagas destinadas somente às motocicletas. O embarque e desembarque de mercadorias ficará mais ágil, pois as vagas também serão ampliadas. Outro ponto importante é a canalização do fluxo de carros pesados que chegam à cidade no sentido Rio Bananal – Linhares.

Frank Cipriano Lorenzoni, Engenheiro Civil Especializado em Tráfego Urbano, apresentou aos presentes uma ilustração de como ficará o Centro da cidade após a reestruturação do trânsito no local. Todos puderam acompanhar cada detalhe, rua por rua. "As mudanças que estamos realizando neste projeto já estão dentro da nova legislação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)", garantiu o engenheiro.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Paulo Medina, após a análise dos resultados da aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, o projeto de Estacionamento Rotativo poderá ser implantado. "Primeiramente iremos analisar os resultados do plano, a partir daí poderemos dar início ao projeto de estacionamento rotativo", disse o secretário.

Na reunião também foram apresentadas as placas indicativas com os nomes das ruas e avenidas. O novo modelo traz além do nome da via, o bairro e ainda o CEP, facilitando a localização do cidadão, como também do serviço de postagem. Futuramente o Plano de Mobilidade Urbana também será desenvolvido nos bairros da cidade que possuem maior fluxo de veículos.