Gestores da Educação Infantil discutem indicadores de qualidade

Com o tema "Indicadores de Qualidade na Educação Infantil", a Secretaria Municipal de Educação promove a capacitação de diretores, pedagogos, professores e membros dos conselhos das escolas com o objetivo de refletir sobre as ações desenvolvidas e definir estratégias para elevar a qualidade do ensino.

Mas, todos os funcionários das escolas, convidados e as famílias dos alunos matriculados nas unidades escolares infantis do município também participam ativamente deste processo de auto-avaliação.

Todos seguem um calendário que contempla diversas etapas e atividades para que sua efetivação seja consolidada. Os indicadores apresentam a qualidade da instituição de educação infantil em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões – que são um total de sete.

"Para ser eficaz, a escola precisa de qualidade em todas as suas dimensões; para alcançar a qualidade desejada, precisamos refletir sobre nossas ações, fazendo constantemente uma auto-avaliação do nosso trabalho", explica Eloísa Maria Ferrari Santos, coordenadora da educação infantil municipal.

O processo de auto-avaliação da educação infantil do município está alinhado a um documento lançado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade da educação infantil, que atende crianças até os seis anos de idade.

Cada escola recebe um caderno com perguntas e terá de avaliar a sua situação de acordo com cada indicador. Eles podem marcar no campo vermelho, amarelo ou verde. Com isso, poderão ter um mapa da sua realidade. Com os seus principais problemas mapeados, a escola poderá traçar um plano de ação. Esta etapa será colocada em prática na próxima quarta-feira, dia 16.

As dimensões:

A análise é dividida em sete dimensões: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Acompanhe o cronograma e participe das atividades:

? Reunião de conhecimento/sensibilização – 13/05
? Período da Mobilização – 14/05 a 15/06
? Período de constituição das equipes – 17 a 21/05
? Dia de Estudo das equipes – 27/05
? Entrega dos convites – 07 a 11/06
? Dia da Auto-avaliação nas escolas – 16/06
? Organização e elaboração do relatório e plano de ação – até 24/06
? Entrega do relatório a SEME – até 25/06
? 1ª Etapa Municipal – 29/06
? 2ª Etapa Municipal, às 18 horas na UAB – 21/07

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
27 3372 1829 / 9812 9658