Homenagem: Linhares lança selo durante Festa de Caboclo Bernardo

Quem é morador de Linhares ou até mesmo conhece as festas tradicionais da cidade já sabe: junho é o mês de participar na Vila de Regência, da tradicional Festa do Caboclo Bernardo. A festa tem início no dia 3 de junho e se encerra no domingo, 6.

E uma das figuras mais importantes da história da Vila de Regência, Seu Miúdo, será relembrado de maneira muito especial durante os festejos. Aliada a festa, será realizado no dia 6, às 10h, no Museu Histórico de Regência, o lançamento do selo com a imagem de Seu Miúdo.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Cultura. Pela primeira vez Linhares lança um selo respaldado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

2.000 selos foram impressos e serão distribuídos nas escolas, nas agências dos Correios e para o clube de Filatelistas de Linhares, composto por 30 membros. Filatelistas são colecionadores de selos. Durante uma semana, as agências dos Correios expedirá cartas utilizando o selo com a figura de Seu Miúdo. É a oportunidade de um dos ícones da história de Linhares chegar ao conhecimento da população de todas as partes do país.

Segundo o Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, o objetivo do trabalho é resguardar ícones da memória do município através desses recursos iconográficos. "O selo é uma das grandes invencões da humanidade e permite viagens históricas, geográficas, políticas e sociais. Ele nasce nessa comemoração como reconhecimento efetivo de que Miúdo transcendeu e se transformou num referencial para a cultura litorânea do Espírito Santo. É uma das formas mais refinadas de prestar tributos", frisou o secretário.

Quem foi Seu Miúdo
Nome importante também em Regência e com imagem associada ao Caboclo Bernardo é o Sr. Elpídio Angelo de Macedo, popularmente conhecido como Seu Miúdo. Homem de muita sabedoria e conhecimento, Seu Miúdo nasceu em Colatina e foi para Regência porque ouvia muito falar do herói Caboclo Bernardo. 

Chegando em Regência, Seu Miúdo se entristeceu com o que viu: um túmulo abandonado e sem nenhuma identificação. Após muito lutar para conseguir um túmulo digno de um herói, Seu Miúdo ficou conhecido como guardião do Túmulo de Caboclo Bernardo. Além disso, foi homenageado e condecorado como Cidadão Linharense.

Quem foi Caboclo Bernardo
Bernardo José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo foi um pescador que, em 1887, salvou cento e vinte e oito marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil. Desde 1930 que em Regência é apresentado um "Auto do Caboclo Bernardo", onde a vida, o ato heróico e a morte estúpida de Bernardo são encenados.

Na primeira semana de junho, todos os anos, acontece no distrito de Regência a "Festa de Caboclo Bernardo". Em homenagem ao herói deslocam-se bandas de Congo de todo o estado do Espírito Santo até a pousada de Dona Mariquinha, onde a capelinha de Caboclo Bernardo foi construída.

Programação da festa

03/06: Quinta
Programação religiosa de Corpus Christi
Programação particular nos bares

04/06: Sexta
18h – Abertura das barracas
18h30 – Abertura da exposição da história da festa no museu
19h – Congo na casa de congo e na praça
22h – Banda Manguzá
00h – Trio Fogo na Coisa

05/06: Sábado
7h – Corrida rústica
9h – Torneio travinha
13h – Torneio de futebol
17h – entrega dos prêmios
Auto de Caboclo Bernardo
20h30 – Apresentação Banda de Congo São Benedito de Regência – casa de congo e praça
23h – Banda Casaca
01h30 – Banda Forró Bond Legal

06/06: Domingo
08h – Chegada das bandas de congo na Dona Mariquinha
10h – Reunião dos mestres
10h – Lançamento do selo em homenagem a Seu Miúdo, no Museu Histórico. 
13h – Cortejo das bandas pela Rua Principal até a Igreja CAtólica e casa do congo
14h – Apresentação das bandas na igreja
15h – Apresentação das bandas na praça/busto Caboclo Bernardo
18h – Encerramento