Adefil realiza eleição da nova diretoria

No último sábado (22/05) às 16 horas, no salão de reunião da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Associação dos Deficientes de Linhares – Adefil realizou eleição de sua nova diretoria. Cerca de 50 deficientes associados participaram desse ato democrático. Em chapa única, José Geraldo Giovani foi reeleito e irá presidir a entidade no período de 2010 a 2013. O vice-presidente será Kleber Pinheiro Gonçalves, o tesoureiro José Carlos Pereira Borges e Patrícia Ribeiro Braga, primeira secretária. Para o conselho fiscal foram eleitos, José Antônio Câmara, José dos Reis Machado e João Batista Pereira.

Geraldo irá administrar a entidade que representa o deficiente no município de Linhares pela quinta vez e após a eleição disse que agora tem mais um desafio pela frente. "Cada mandato é um desafio diferente, já que as barreiras e os obstáculos são muitos. Nosso maior desafio nos próximos anos será a construção da sede da entidade, um espaço único e exclusivo, que fica no bairro Interlagos". Geraldo também agradeceu a todos pela confiança, lembrou um pouco da história de luta dos deficientes e garantiu continuar trabalhando em favor dessas pessoas.

Ao longo desses anos à frente da Adefil, José Geraldo participou de muitas conquistas como, por exemplo, a garantia dos direitos na constituição de 1988 com o envio de propostas aos constituintes, a mais importante delas, o direito do deficiente fazer concursos públicos e ter garantido 5% das vagas. Também lutou para garantir transporte público adaptado, guias e calçadas facilitando o ir e vir dos deficientes na cidade.

José Geraldo também participou da formação das políticas do Sistema Único de Saúde (Suas). Foi presidente do Conselho da Assistência Social de Linhares, de 2006 a 2008, sendo o primeiro representante da sociedade civil a ocupar o posto. Lutou pela inclusão dos deficientes na rede regular de ensino, que hoje já funciona como modelo em Linhares, como também lutou pelo direito ao mercado de trabalho por meio da Lei 8.213 de 1991, que garante a reserva de vagas aos deficientes nas grandes empresas.