Prefeito Guerino Zanon participou do Dia Nacional da Luta Antimanicomial realizado pelo CAPS II

Não ao preconceito e sim à inclusão. Com este lema o Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (CAPS II), comemorou nesta manhã de terça-feira (18/05) o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

O evento aconteceu no auditório do Centro Paroquial Bom Pastor do bairro Interlagos I, e contou com a participação do Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, da Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza, do Presidente da Câmara de Linhares, Ivan Salvador e do vereador Tarcísio Silva.

A manhã foi de muita diversão e inserção social. Um café da manhã especial deu início à comemoração. Logo após, pacientes e colaboradores do CAPS realizaram apresentações musicais.

Durante o evento os trabalhos produzidos pelos usuários do Centro ficaram expostos e palestras foram ministradas por profissionais da área da saúde.

O psicólogo, Alex Roberto Machado, falou sobre o histórico do Dia da Luta Antimanicomial. A enfermeira, Zayra Tonetto Gusmão, abordou sobre os impasses de uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o farmacêutico, Rodrigo Linhalis, falou sobre o funcionamento do CAPS ll.

A usuária do CAPS II, Luzinete Loures, deixou o seu depoimento. Ela disse ter sido muito bem tratada por todos os profissionais que integram a equipe do CAPS e ressaltou ainda, que superados os problemas, hoje se considera uma pessoa normal.

"Tive um problema muito sério de família que me afetou profundamente. Quando procurei os médicos eles me encaminharam para o CAPS e essa foi a melhor decisão que eles tiveram. Hoje graças as pessoas e ao tratamento que recebo aqui recuperei o amor e o prazer pela minha vida", afirmou Luzinete.

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que participar de ações que visam à inserção social é fundamental para uma Linhares melhor e que momentos como esse, de valorização do ser humano, são prioridade para Prefeitura. Zanon falou ainda sobre a aceitação das diferenças. "Temos que aceitar as pessoas com os problemas que elas têm, além de compreender que todos nós temos problemas. A aceitação dessas diferenças faz parte do ideal de democracia da nossa sociedade", disse. 

A Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza, apresentou durante seu discurso mais uma novidade aos usuários do CAPS II. "A Prefeitura de Linhares, em parceria com a Paróquia Bom Pastor, vai implantar uma horta para os nossos usuários terem mais um projeto de renda solidária. Já contamos com a ajuda do sindicato rural com a doação de mudas", afirmou a secretária.

A diretora do CAPS II, Lucinere Ronchette, falou sobre a importância da família para o tratamento dos usuários do CAPS. Já a coordenadora do Centro, Odailse Moura Muniz, disse que está feliz com os caminhos que estão sendo trilhados, mas que ainda há muita coisa a ser conquistada.

A programação do dia se estendeu durante à tarde com distribuição de panfletos e muita música na Praça Nestor Gomes, no Centro da cidade.