Caminhada de Mobilização no Dia Nacional de Luta ao Abuso e a Exploração Sexual

A V Campanha Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa amanhã (18/05) com uma caminhada de mobilização pelas ruas do centro de Linhares, saindo da frente do Conselho Tutelar. A campanha traz o tema: "Justiça e Bondade – Diga não ao Abuso da Menor Idade". Outras atividades além da caminhada irão marcar os três dias de eventos, como por exemplo, um seminário e panfletagem.

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promove esta campanha com o objetivo de combater à violência, exploração e abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. O grande desafio não é apenas combater essa prática, mas também trabalhar de forma preventiva e incentivar a denúncia dos agressores.

"Cada um de nós pode contribuir para a sensibilização da comunidade, principalmente, no que diz respeito às denúncias de violências sexuais cometidas contra crianças e adolescentes, não podemos deixar que isso continue a ocorrer em nosso município", alerta a Coordenadora do CREAS Linhares, Geovana Padua Gobbo Marinot.

No segundo dia da campanha (19/05) será realizado um seminário para discutir o tema abordado pela campanha, na Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante todo o dia as pessoas poderão participar de palestras, grupos de debates, apresentações culturais, exibição de filmes que refletem o tema abordado e outras atividades. Quem quiser participar do seminário deve fazer inscrição através do e-mail: creas@linhares.es.gov.br ou ainda dos telefones 3373-3102 / 3371-1732 / 3373-4938. As informações necessárias são: nome completo, representação, telefone e e-mail.

A Campanha faz parte da comemoração do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o ?Crime Araceli?. A menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta do município e esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Confira a Programação:

Dia 18 de maio
8 horas – Caminhada de Mobilização ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência, à Exploração e ao Abuso Sexual – Saída do Conselho Tutelar de Linhares.

Dia 19 de maio
8h30 às 17 horas – Seminário de Enfrentamento à Violência, à Exploração e ao Abuso Sexual com premiação das crianças e adolescentes vencedores do Concurso de frases e desenhos.
Local – Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Dia 20 de maio
Panfletagem nos postos de gasolina e no posto da Polícia Rodoviária