Casa da Acolhida de Linhares completa 8 anos

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis completou 8 anos, desde a sua fundação. Ao longo de todo esse período desenvolveu junto à Prefeitura de Linhares (gestora da entidade por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semam) e parceiros, um trabalho social de atendimento e acolhimento aos peregrinos que residem no município e principalmente àqueles que vêm de outras cidades, estados ou ainda países, em sua maioria da América Latina.

Em média são atendidas, mensalmente, 120 pessoas. Elas recebem assistência médica hospitalar, alimentação, vestuário, hospedagem e passagem para retornarem à suas cidades de origem. Além desse atendimento, uma equipe da Semas, juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, realizam abordagens nas ruas da cidade e encaminham os andarilhos para a Casa da Acolhida. A Secretaria de Assistência Social disponibiliza veículos para o serviço e ainda ambulância quando necessário.

Apenas em 2009, a casa registrou 1.683 atendimentos. Neste ano já foram 516, sendo 123 deles realizados no mês de abril. Em oito anos de atuação a Casa da Acolhida já acolheu pacientes que foram encaminhados pelo Hospital Geral de Linhares (HGL) e o Hospital Rio Doce. Acolheu também, menores a pedido do Juizado da Vara da Infância e Juventude, encaminhados pelos Conselhos Tutelares de Linhares e Sooretama, pela Casa de Resgate "São Francisco de Assis" e Secretarias Municipais de Rio Bananal, Colatina e Aracruz.

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis fica localizada no bairro Olaria. Quem desejar acionar o serviço da equipe de abordagem ou fazer doações pode ligar para o telefone 3371-1466.