Diretores tomam posse em clima de celebração da democracia

O auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB lotou na noite de ontem, quarta-feira, em Linhares. Autoridades, professores, funcionários e a comunidade escolar prestigiaram a posse dos novos diretores da rede municipal, eleitos no dia 14 de abril.

Foram escolhidos através de processo direto os representantes para a gestão 2010/2012. É um fato histórico no município, conforme lembrou o prefeito Guerino Zanon durante a cerimônia. O ato solene marcou o trabalho da gestão democrática na rede de ensino instituída pela administração municipal. O Pastor Jonas Fonseca comandou o momento ecumênico da solenidade.

O novo método de trabalho nas escolas foi ressaltado pela secretária municipal de Educação, Professora Ana Paraíso. Ao parabenizar os escolhidos, ela afirmou que a posse dos diretores é um marco na democratização da educação.

"Vocês são especiais porque são testemunhas do momento histórico pelo qual o nosso município passa. A eleição das equipes diretivas pela comunidade escolar foi um processo elaborado juntamente com todos que atuam no setor, escutando vocês", salientou.

Durante a cerimônia, todos os diretores eleitos assinaram o livro de ata que oficializou a posse. Depois, o mesmo livro foi assinado pelas autoridades que compuseram a mesa oficial do evento. Os novos diretores receberam do prefeito Guerino Zanon uma carta onde ele destaca a importância da função e as atribuições de cada líder escolar.

A construção do processo, em parceria com todos os envolvidos no setor, também foi lembrada pelo prefeito de Linhares. Para ele, o ato solene de posse é mais um passo para garantir a participação efetiva de pais e dos moradores na gestão escolar.

"Concretizamos hoje uma importante obra que é a democratização em todas as instituições escolares. Agora, cada escola poderá trabalhar concretizando livremente o que delineamos no Plano de Governo. E o mais importante, em parceria com os pais e responsáveis por nossas crianças e adolescentes", disse.

Para Zanon, a solenidade significou o cumprimento de um compromisso assumido com a comunidade escolar, que sempre reivindicou a eleição direta para diretor. Ele anunciou ainda a eleição direta que vai eleger o representante da Guarda Municipal e os diretores dos postos de saúde do município.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação vai definir os nomes dos diretores para as escolas onde não houve a realização do processo eleitoral. Conforme a secretária, nessas instituições não houve chapas inscritas e por isso os diretores serão nomeados, conforme prevê o edital das eleições.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo – Secom PML
27 3372 1829 / 9812 9658