Professores de Linhares participam do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar

Garantir a formação do aluno cidadão e a valorização do trabalho do educador. Estes são os objetivos primordiais do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – o Gestar II.

Realizado pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e com a parceria do Ministério da Educação – MEC, o Gestar é um programa de formação continuada, na modalidade semi-presencial, destinado aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.

O Gestar teve o início em junho de 2009 e será finalizado no próximo mês, em junho, com a apresentação de um seminário que vai expor todas as experiências e ações desenvolvidas no decorrer do curso.

Participam do Programa 32 professores de Língua Portuguesa – 23 professores da rede municipal e nove da rede estadual. Na área de Matemática o Gestar atendeu 25 professores – 22 da rede municipal e três da rede estadual.

Conforme Anazilda de Oliveira Firme, coordenadora do Gestar na rede municipal, o programa é um conjunto de ações pedagógicas que incluem discussões sobre questões teóricas e práticas.

Tem ainda o objetivo de colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos, permitindo ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

"A formação do cursista inclui encontros presenciais, troca de experiências e reflexões sobre novas práticas em sala de sala de aula e atividades dos alunos", explica Anazilda.

A carga horária do Gestar II é constituída de 300 horas subdivididas da seguinte maneira: 120 horas presenciais, 80 horas de estudos coletivos e oficinas, 40 horas de elaboração do projeto, plantão e acompanhamento pedagógico, 180 horas não- presenciais, 120 horas de estudos individuais e 60 horas de lição de casa.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
Secom PML
27 3372 1829 / 9812 9658