Moradores do interior recebem capacitação agrícola

Começam nessa quinta-feira (06) a agenda de capacitações para os produtores rurais do mês de maio. Serão qualificados agricultores de Brejo Grande, Bebedouro, Córrego Farias e Baixo Quartel. Os cursos são promovidos pela Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social, pelo Sindicato Rural de Linhares e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros parceiros.

O primeiro curso do mês será na Fazenda Capixaba, em Brejo Grande, sobre enxertia de cacau. Com dois dias de capacitação (06 e 07/05), os produtores e trabalhadores rurais aprenderão técnicas de enxertia para renovação da lavoura, com a inserção de materiais mais produtivos e resistentes a vassoura de bruxa. O curso tem o apoio da Associação de Cacauicultores de Linhares (Acal), da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No dia 10, tem início a qualificação em Administração Rural na comunidade de Baixo Quartel. Esse curso, solicitado pela Associação de Moradores da localidade, tem o objetivo de contribuir com a tomada de decisão dos agricultores. "Percebemos que uma das carências de nossos produtores rurais está na administração do negócio. Eles sabem produzir, têm o conhecimento dos tratos na lavoura, mas carecem de informações de como lidar com os custos, as despesas e o valor arrecadado com a venda dos produtos", explicou o secretário municipal de agricultura, Dalziso Armani.

Entre os dias 11 e 13, no Centro de Referência da Assistência Social de Bebedouro, acontece o curso de Primeiros Socorros. E do dia 12 a 15, no Córrego Farias, o de herbicidas e defensivos, na Caliman Agrícola, no qual, entre outros conhecimentos, os participantes receberão instruções de como se precaver dos riscos da aplicação.

A previsão é de que cerca de 60 pessoas recebam qualificação. As inscrições devem ser feitas nas próprias comunidades onde os cursos serão oferecidos. Mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Linhares, localizado na Rua Augusto Pestana, n° 1150, Centro, ou pelos telefones 3371-1655 ou 3371-2078.

DATA

LOCAL

TEMA

PARCEIROS

06 e 07/05

Brejo Grande – Fazenda Capixaba

Enxertia de Cacau

Prefeitura de Linhares, Sindicato Rural, Senar, Ceplac, Acal e Incaper

10 a 12/05

Baixo Quartel

Administração Rural

Prefeitura de Linhares, Sindicato Rural, Senar e Associação de Moradores de Baixo Quartel

11 a 13/05

Bebedouro – CRAS

Primeiros Socorros

Prefeitura de Linhares, Sindicato Rural e Senar

12 a 15/05

Córrego Farias – Caliman Agrícola

Herbicidas e Defensivos

Prefeitura de Linhares, Sindicato Rural, Senar e Caliman Agrícola