Economizar água: Uma atitude simples que pode salvar o planeta

Hoje, o petróleo é o bem mais cobiçado entre os países de todo o mundo. Porém, em um futuro bem próximo, a água, algo tão abundante em nossa cidade, é que será motivo de insondáveis disputas. O fato é que a água está se tornando um recurso cada vez mais raro.

Segundo o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC em inglês), até 2020, cerca de 1 bilhão de pessoas irá sofrer com a escassez de água. Além disso, até o fim deste século, um terço de todas as espécies pode ser extinto devido ao aquecimento do planeta.

Nós, brasileiros, já sentimos na pele uma parte do problema. Em 2001, o apagão, causado pela seca e diminuição nos níveis das hidrelétricas, fez com que o PIB do país caísse em 1,5. Mas quem passou por aquela situação descobriu também o tamanho do desperdício energético que existe, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

Mas além de ser uma maneira muito eficaz para tentar salvar o planeta, em tempos de crise, a economia de água e energia são grandes aliadas na contenção de gastos em casa e também nas unidades públicas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) mostra cinco atitudes que você pode ter em casa para diminuir o desperdício de água.

Economizando água:

– Escove os dentes com a torneira fechada. Deixar a torneira aberta por 1 minuto, enquanto se escova os dentes, gasta quase 15 litros de água. Que tal escovar os dentes utilizando um copo?

– Só use água corrente na hora de enxaguar a louça: Encha a cuba de água e coloque a louça sujas dentro. Isso amolece a sujeira e facilita a limpeza. É bom para você, que tem menos trabalho, e bom para o planeta, porque assim economiza água e detergente, só precisando lavar e enxaguar uma vez;

– Na lavanderia, espere acumular as roupas e lave tudo de uma vez: Dessa forma, você economiza água e energia. Vá além: quando for trocar a maquina de lavar, prefira as Front Load, que gastam menos água e energia elétrica, lavando tão bem quanto. Elas podem ser mais caras, mas no fim a economia acaba sendo maior;

– Guarde a água de enxague da lavadora de roupas para lavar o quintal, o carro, a calçada: Essa água é praticamente limpa e pode ser utilizada para limpar o quintal ou até para bater roupa no tanquinho. O termo para água reutilizada é água cinza;

– Separe o óleo e entregue para a reciclagem: Pode parecer que não tem nada a ver com água, mas a verdade é que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. Além disso, entope ralos e encanamentos. Ele também impermeabiliza o solo, causando enchentes nas grandes cidades.