Sem cárie: alunos de escola do bairro Juparanã receberam visita do Programa Municipal de Saúde Bucal

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Cid Adalberto dos Reis", no Conjunto Juparanã, receberam na manhã e tarde da última segunda-feira (26) a visita de uma equipe do programa Promoção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora do programa, Flávia Siqueira, e a dentista Rovena Pessotti, entraram nas salas de aula e orientaram as crianças sobre a forma correta de escovar os dentes e para utilização do fio dental. Todos os alunos da escola receberam um kit que contém escova de dente, fio e creme dental.

O objetivo é fazer um trabalho preventivo com as crianças e adolescentes para reduzir cáries e melhorar a saúde bucal na região onde a escola está inserida. Todas elas passaram por uma avaliação na semana passada. Os casos mais graves foram encaminhados ao Posto de Saúde do bairro Juparanã.

Lá, elas receberão tratamento gratuito. Flávia Siqueira disponibilizou uma odontóloga para cuidar exclusivamente dos casos da escola. A dentista Maria Teresa Seibert será a responsável pelo tratamento.

De acordo com a dentista Rovena Pessotti, um dos principais causadores de cáries é a alimentação, relacionada, na maior parte dos casos, com o excesso de açúcar. Segundo ela, doces e bolachas são grandes inimigos dos dentes saudáveis.

A visita do programa Promoção à Saúde Bucal à escola foi viável após a coordenadora do "Cid Adalberto dos Reis" Laudicéia Guimarães Nery perceber constante dor de dente entre crianças de 6 a 10 anos.

Com o diagnóstico em mãos, ela e a pedagoga da unidade escolar, Sergina Petri, entraram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, e foram prontamente atendidas pela coordenadora do projeto, Flávia Siqueira. Ela agendou a visita, a palestra e disponibilizou a dentista para fazer o tratamento dos alunos.

Sergina explica que constantemente os professores da escola recebem orientação para falar sobre higiene pessoal e saúde bucal em sala de aula. "A visita das dentistas foi gratificante porque desenvolveu atividades educativas e preventivas de uma maneira mais dinâmica e com a maior participação dos alunos", disse.

A coordenadora Laudicéia Guimarães estava satisfeita com o retorno que teve e com a alegria das crianças ao receber a equipe do programa Saúde Bucal.

"A nossa idéia é de fazer uma integração entre a saúde e a escola, para que as crianças possam crescer aprendendo a cuidar não só dos dentes como da própria higiene corporal", afirma Laudicéia.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
Secom PML
27 3372 1829 / 9812 9658