Elias Lorenzutti: um legado de amor e respeito à natureza

No último sábado, dia 24, Linhares perdeu um morador querido e ilustre. Um dos únicos taxidermista do Espírito Santo, pai de nove filhos, Elias Lorenzutti foi vítima de uma pneumonia e faleceu aos 96 anos de idade. Ele também era fundador do museu taxidermista que leva seu nome.

A curiosidade fez com que aprendesse a arte de taxidermizar sozinho, aos 20 anos de idade. Posteriormente, aperfeiçoou seu trabalho com dicas de um padre da Itália.  Desde que descobriu o universo dos animais "empalhados" na forma mais popular da palavra, Seu Elias fez da taxidermia uma das grandes obras de sua vida.

O termo deriva do grego e significa "dar forma a pele". Consiste na arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. O Museu Lorenzutti, conta com um fantástico acervo da fauna da Mata Atlântica e também de algumas espécies marinhas, com mais de 2.000 exemplares de animais embalsamados. A coleção científica foi produzida e conservada pelo seu Elias, e pelos seus filhos Ademar e Agnaldo Lorenzutti que também herdaram do pai a arte de  taxidermizar.

De acordo com um de seus filhos, Ademar Lorenzutti, a família irá levar a diante o trabalho do taxidermista. "Iremos dar seqüência ao trabalho dele. Por enquanto ainda não decidimos quem irá administrar o museu, mas a arte do meu pai será continuada. Ele foi sinônimo de orgulho e responsabilidade. Não só admiramos a arte como um todo, como temos o compromisso com ele de continuar com esse trabalho", afirmou.

Ademar ressaltou ainda que a grande herança deixada por Elias Lorezutti é o respeito ao próximo e o amor. "O legado deixado pelo meu pai, é o amor no sentido do bem maior deixado por Deus, que reflete na preservação da natureza para ser recordada no futuro", finalizou.

Acervo Ambiental:

O Museu Lorenzutti conta hoje com um numeroso acervo da fauna da Mata Atlântica e de algumas espécies marinhas, com mais de 2.000 exemplares de animais embalsamados.

Dentre as várias espécies, podemos destacar: onças, jaguatiricas, sussuarana, tatus, capivaras, antas, jacarés, cobras, tamanduás, macacos e uma grande variedade de aves, como o gavião real. Representando a fauna marinha, destaca-se um cação espadarte, medindo, aproximadamente, 6m de comprimento, que é uma das principais atrações do museu.

Os animais do Museu Lorenzutti são usados para fins de exposição e são também uma alternativa de lazer e cultura para a população, por ter  como principal objetivo, o resgate e a preservação  de espécies extintas ou não. Também é uma ferramentaque possam para educação ambiental ou como material didático.

Serviço:
Endereço: Rua João Felipe Calmon, nº 4555. Bairro Araçá.
Telefone: (27) 3264-0883.