Copa de Jiu-jitsu reúne cerca de 300 atletas em Linhares no próximo domingo

 Técnica, equilíbrio, integração, imobilizações. O fim de semana esportivo vai reunir atletas para a Copa Linhares de Jiu-jitsu, que acontece neste domingo (25), a partir das 9 horas, na Quadra poliesportiva do bairro Conceição, e corresponde a primeira etapa do Circuito Capixaba da modalidade deste ano.

A disputa vai reunir cerca de 300 atletas de Minas Gerais, Bahia e de vários municípios do Espírito Santo, como Guarapari, Vila Velha, São Mateus, Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, João Neiva e Aracruz, além, é claro, dos competidores de Linhares, que estará representada por cerca de 70 competidores.

Participam das lutas atletas das mais variadas graduações do Jiu-jitsu, que começa com a faixa branca, dada a iniciantes de qualquer idade, passando pela cinza (4 a 6 anos), amarela (7 a 15 anos), laranja (10 a 15 anos), verde (13 a 15 anos), azul e roxa (16 anos ou mais), marrom (18 anos ou mais) e até mesmo da faixa preta (19 anos ou mais).

A Copa Linhares de Jiu-jitsu recebe apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e é uma realização da equipe Maguila Jiu-jitsu Team junto a Federação do Espírito Santo de Jiu-jitsu (FEJJES).

"A Copa Linhares terá um nível muito bom de atletas. Eles vem em busca de pontuação para o circuito capixaba, já que essa competição é a primeira das cinco etapas que vão definir os campeões estaduais de cada categoria", afirmou Edvaldo Oliveira Santos, o Maguila.

Ser Campeão

Entre os destaques da competição está a participação das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social "Ser Campeão". O projeto, que tem o apoio da Prefeitura de Linhares, atende 40 meninos e meninas de 07 a 16 no centro de treinamento do Maguila, que fica no bairro José Rodruigues Maciel.

O Ser Campeão já revelou atletas que ocupam lugar de destaque no cenário esportivo nacional, como é o caso dos irmãos Josemar Xavier e Igor Xavier, que quando crianças participaram do projeto. Josemar foi vice-campeão da Copa do Brasil de Jiu-jitsu, em São Paulo, e Igor ficou em quarto lugar no Brasileiro.