Produção de maracujá teve queda de 70% com a estiagem

A chuva que incide sobre Linhares nos últimos dias tem animado produtores rurais. Mas a estiagem vivida nos primeiros meses deste ano já deixou sua marca na agropecuária, causando prejuízos em diversas culturas. As lavouras de maracujá foram as que mais sentiram as altas temperaturas, com prejuízo de 70%.

Os seringais aparecem na segunda posição do ranking das atividades agrícolas que mais sentiram as altas temperaturas, com prejuízo de 50%.  Empatados com prejuízo de 40% estão a pecuária de leite e de corte, o cacau, o mamão e a mandioca.

Foram analisados também a cana-de-açúcar e a pimenta do reino, ambos com 30% de prejuízo; o café conilon (20%); o côco anão (15%) e a banana (10%). A etapa da produção em que cada cultura se encontrava durante o período de pouca chuva influenciou o percentual de queda da safra. Quando na fase de maturação, o prejuízo pode ser menor do que se a cultura estiver em fase de crescimento.

"Algumas culturas que tem ciclo de produção menor respondem mais rápido quando tem início as chuvas. Como é o caso da seringueira, que com a chuva pode ser estimulada e retoma sua produtividade. Outras ainda sentirão as consequências da estiagem ao longo dessa safra, como exemplo a cana-de-açúcar", explicou o secretário municipal de agricultura, Dalziso Armani.

As informações estão disponíveis em relatório divulgado recentemente pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural ? Incaper. Para elaborar o documento, além da experiência de técnicos e engenheiros agrônomos dos órgãos, foram entrevistados 34 produtores rurais que exercem liderança nas culturas em que atuam.

Umas das medidas adotadas pela Prefeitura para minimizar os impactos da ausência de chuva é o incentivo a construção de barragens. Com a formação do Comitê Gestor de Recursos Hídricos e a assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta, o poder público municipal tem mantido conversas com governos estadual e federal, e órgãos como a Sudene, visando angariar recursos a serem empregados na construção dos reservatórios de água.

Nas regiões de maior declividade do município, a escavação de caixas secas tem permitido a diminuição do assoreamento dos rios, melhor conservação das estradas rurais, além de maior infiltração da água da chuva no lençol freático. Mais de 100 caixas secas já foram construídas no distrito de São Rafael e tem apresentado bom resultado.