Refúgio: Prefeitura acolhe meninas que vivem em risco social

A Prefeitura de Linhares oferece carinho e atenção a meninas que vivem em situação de risco social por meio do Lar das Meninas, amparado com recursos apenas da Prefeitura e doações. A casa recebe crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e 11 meses, encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou o Juizado da Vara da Infância. O abrigo tem capacidade para atender provisoriamente 10 meninas, podendo exceder esse limite apenas sob permissão judicial.

São meninas que já sofreram algum tipo de violação ao direito da criança e do adolescente. Na maioria das vezes, sofreram maus tratos, abuso e exploração sexual e principalmente foram abandonadas por suas famílias. Elas frequentam a escola regularmente e recebem, além de abrigo, reforço escolar, acompanhamento psicológico e social. Participam ainda, de atividades desenvolvidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Projeto Sentinela, além de serem incentivadas a participar de cursos profissionalizantes.

De acordo com a coordenadora da casa, Henifer Elizângela Hofman, a entidade realiza um trabalho de reintegração dessas meninas ao convívio familiar. "Procuramos algum parente mais próximo que queira cuidar dessa menor e observamos suas condições para recebê-la. Tudo é avaliado judicialmente e é a justiça quem decide se a adolescente vai ou não morar com essa família", afirma a coordenadora.

Muitas meninas preferem continuar no abrigo, pois encontram nele uma espécie de refúgio. Para J.F.F de 14 anos, por exemplo, morar no abrigo é bem melhor. "Prefiro morar aqui do que em casa. As tias que cuidam da gente são muito boas. Aqui temos professoras que nos ajudam com os deveres da escola e psicóloga", garante a menina.

A Jéssica, 18 anos, passa por uma nova fase. A jovem aguarda ansiosa pela audiência que definirá um novo lar para ela morar. "Gosto muito daqui. Antes eu vivia mais na rua do que em casa. Aqui a gente recebe carinho de todos. Mas, agora vamos ver para aonde eu vou", diz a jovem. Jéssica, que já excedeu a idade máxima para permanecer no abrigo, tem um filho de 2 anos que vive no orfanato Rafael Thoms, no bairro Araçá.

O Lar das Meninas fica no bairro Conceição em frente ao Cras. Todos os domingos são realizadas visitas nos horários de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas. O telefone da entidade é o 3264-4041. A casa recebe doações, mas vale lembrar que uma visita e um ato de carinho é muito mais válido para essas meninas que sofrem com uma realidade de abandono.