Segurança: membros do Conselho Municipal sobre Drogas tomam posse

"Cuidar das pessoas, dar nosso carinho e contribuição", foi com essa fala que o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon exaltou a preocupação que sempre teve e continua tendo com o povo linharense. É por isso que a Prefeitura de Linhares em parceria com as secretarias municipais realiza diferentes ações e projetos que visem a melhoria da vida da população, desde a criança até o idoso.

E a noite de quarta-feira, 31, último dia do mês de março, foi de alegria para Linhares. Mais um projeto da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública foi colocado em prática. Trata-se do Conselho Municipal sobre Drogas (Comad). A cerimônia de posse dos conselheiros foi realizada no auditório da UAB.

Hoje Linhares vive a dura realidade de pessoas, principalmente jovens e adolescentes envolvido com as drogas, sejam elas lícitas, drogas legalizadas e comercializada livremente, como as bebidas alcoólicas e o cigarro ou ilícitas, drogas cuja comercialização é proibida, como a cocaína, a maconha, o crack, entre outros.

Quando o Poder Público Municipal cria ações ligadas a Segurança Pública, o principal objetivo é reduzir o índice de criminalidade. E é esse o objetivo do Comad: criar ações para combater e minimizar os altos índices de violência no nosso município.

Caberá aos membros do conselho, 26 no total, sendo 13 titulares e 13 suplentes, coordenar as atividades de todas as instituições e entidade municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações supra mencionadas, assim como dos movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município e dispostas a cooperar com o esforço mundial.

Em seu pronunciamento oficial, o Secretário de Cidadania e Segurança, Jones da Silva Mattos, ressaltou a importância de toda a sociedade participar nessa luta pelo combate as drogas. "Estamos iniciando hoje mais um projeto para resgatar a cidadania e para isso precisamos estar unidos nesse trabalho de preservação da vida. As famílias, igrejas, instituições, as polícias e o poder público devem estar trabalhando firme para criar uma sociedade mais justa, mais fraterna e efetivamente participativa", finalizou o secretário.

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, também destacou a participação de todos para amenizar a situação que hoje é vista não só no nosso município. "As drogas viraram um problema mundial. Ouvimos falar desse problema todos os dias no Brasil e também em Linhares. Todos nós "perdemos a ponta da corda" e precisamos recuperá-la, mas precisamos da ajuda de todos. Não conseguiremos isso trabalhando isoladamente" disse o prefeito.

Guerino relembrou ainda: "já conseguimos reverter essa situação no ano de 1997 para 1998, quando tínhamos em Linhares um índice de homicídios de 120 pessoas mortas no ano e em 1998 esse número caiu para 19. Pretendemos e precisamos reverter essa situação novamente e para isso precisamos da colaboração de todos, inclusive da sociedade", disse Guerino.

Os conselheiros que tomaram posse, são representantes do Poder Público Municipal, sociedade civil filantrópica, Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Tiro de Guerra, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros. O Presidente do Comad é o Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, auxiliado pelo Secretário-Executivo, Altamir Ribeiro de Moura.

Participaram do evento ainda, o Secretário de Estado da Justiça e Presidente Estadual do Conselho Sobre Drogas, Dr. Ângelo Roncalli, o Presidente da Câmara de Vereadores de Linhares, Ivan Salvador, o Presidente do Conselho Penitenciário Estadual, Coronel Marcos Roberto Amorim, o delegado do DPJ, Fabrício Lucindo, o comandante da 3ª CIA Independente da Polícia Militar, Major Douglas Zucolotto, o representante do Corpo de Bombeiros de Linhares, Major Hebert, secretários municipais, vereadores, representantes de igrejas, internos do Grupo Resgate, guardas municipais, presidentes de associações de moradores e comunidade em geral.