Prefeitura de Linhares assina Ordem de Serviço para reconstrução da Praça 22 de Agosto

A Prefeitura de Linhares realiza nesta terça-feira, 06, às 19h30 no Centro Cultural Nice Avanza, a ordem de serviço para reconstrução de um dos mais belos cartões postais do município: A Praça 22 de Agosto. 

Todo mundo traz na alma a história de uma praça; e na memória, a lembrança dela. Impressões e sensações dos primeiros tempos de nossas vidas. E para cidadãos linharenses, este sentimento está materializado na Praça 22 de Agosto.

A reforma da praça é uma reivindicação pertinente dos moradores e os novos moldes foram discutidos em diversas reuniões com a população.  Atualmente a Praça encontra-se em situação de deterioração. Um cemitério sem cadáver, como definiu Tia Dulce, uma das moradoras mais antigas do entorno da praça sobre o atual estado de abandono do local.

A nova Praça 22 de Agosto será uma grande obra que aliará a riqueza histórica do local com a beleza arquitetônica moderna, aliada com o modelo de gestão do atual prefeito, Guerino Zanon. 

Entre as novidades estão Biblioteca Pública Cultural e Infantil, espaço para leitura, playground, espaço cultural com áreas para shows e apresentações, lago, espaço verde de descanso, quadra de esportes, mirante com vista para o Rio Pequeno, espaço de jogos, entre outras melhorias.

História da Praça 22 de Agosto

Berço do município, a Praça 22 de Agosto é o mais importante sítio histórico da cidade. Hoje, caminhar pela praça é como viajar no tempo.

Foi no ano de 1800 que os primeiros colonizadores chegaram a região. A missão era implantar um quartel para proteger as navegações que iam até Minas Gerais através do Rio Doce. O governador da época, Antônio Pires da Silva Pontes, determinou a construção de um quartel na área onde atualmente fica a Praça 22 de Agosto. O "Quartel de Coutins" marcou o inicio da trajetória socioeconômica do nosso município. 

Posteriormente, no ano de 1808, outro governador Manoel Vieira de Albuquerque Tovar substituiu o nome de Coutins por Linhares, em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares.  O que era um povoado se transformou na Vila de Linhares e em 22 de Agosto de 1833 virou Município de Linhares.

Durante os séculos de história, passaram pelo patrimônio personagens ilustres como o imperador Don Pedro II, índios botocudos, autoridades políticas do cenário municipal, estadual e nacional e os moradores que são peças fundamentais no desenvolvimento da cidade e da importância do local.

Era também na Praça 22 de Agosto que existiam duas descidas até os dois portos para embarcações: O porto do rio Pequeno e o porto do rio Doce, em ambos atracavam o famoso vapor Juparanã que muito contribuiu para o progresso e desenvolvimento de Linhares. Foi no "vaporzinho" que vieram de Colatina as primeiras mudas de plantas para arborizarem a praça e muitas famílias de Minas Gerais para morar na cidade.

Lembranças da Pracinha dos Bichos

Além do contexto histórico, a Praça 22 de Agosto, está ligada ao sentimento de saudosismo de todos os linharenses. A infância na praça. Conhecida popularmente como Pracinha dos Bichos o local foi cenário de muitas brincadeiras de criança, de conversas nos bancos, de pano de fundo de fotografias de noivas e dos sábados e domingos em família, quando boa parte da cidade ia até a praça para ver as preguiças, macacos, pombos, peixes e outros animais que nela moravam.