Patrimônio Histórico de Linhares foi tema de palestra realizada no Centro Cultural Nice Avanza

Quem esteve presente no Centro Cultural Nice Avanza na última segunda-feira, 8 de março, pode compreender mais um pouco sobre os patrimônios históricos e seus valores culturais. É que a renomanda escritora capixaba Maria Beatriz Abaurre ministrou a palestra ?Patrimônio Histórico ? Identificação e Preservação dos Bens Culturais?. A ação foi uma parceria da Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Cultura com a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges).

Durante a palestra Beatriz explicou sobre os patrimônios históricos da cidade, falou também sobre tombamento, explicou como é e como se procede, sobre identificação, preservação e atualidade.

Maria Beatriz ressaltou: ?a riqueza do patrimônio histórico está no afeto e na vontade que as pessoas tem que aquele bem arquitetônico permaneça sempre com seu valor cultural. Todo lugar possui um patrimônio para ser preservado e Linhares está cheio deles?, disse.

Ela ainda teceu elogios a nossa cidade. ?Linhares está de parabéns pela preocupação que vem tendo com sua área cultural. Vocês tiveram um avanço muito grande com a cultura na cidade?, ressaltou a escritora para o público presente, composto basicamente de cidadãos linharenses.

Maria Beatriz Figueiredo Abaurre nasceu em Londrina (PR), mas desde sempre adotou Vitória como seu lar. Mestra em Música (piano, violino e viola), especializou-se em Literatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, da Academia Espírito-santense de Letras e da Academia Feminina Espírito-santense de Letras.