Prefeitura de Linhares garante capacitação para o homem do campo

Inseminação artificial, enxertia de cacau, agroturismo. Essas e outras atividades do meio rural poderão ser desenvolvidas pelos agricultores do município com maior facilidade. É que a Prefeitura de Linhares, em parceria com o Sindicato Rural e o Senar, leva para o interior do município cursos de capacitação gratuitos.

Só no mês de março, serão nove cursos oferecidos em diversas localidades, inclusive na sede do município. Juntos eles irão capacitar cerca de 150 produtores.

Com a qualificação, além da possibilidade de migrar para outras áreas de atuação, o agricultor pode aplicar os conhecimentos nas próprias lavouras e na pecuária e, assim, aumentar a produtividade.

Para produzir o calendário foi realizada uma reunião entre os parceiros e os líderes comunitários e presidentes de associações do interior para definir quais eram as prioridades de cada local. De acordo com o perfil econômico e as demandas das comunidades foi traçada uma estratégia de treinamentos.

"Capacitar aqueles que lidam diretamente com a agricultura era uma grande carência do município. Esses cursos vão ao encontro da proposta que estamos colocando em prática: atenção à agricultura familiar", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Aqüicultura e Abastecimento, Dalziso Armani.

As inscrições podem ser realizadas no Sindicato Rural de Linhares, localizado na Rua Augusto Pestana, n° 1150, Centro. Mais informações pelo telefone 3371-1655 ou 3371-2078.

Confira o calendário de março:

DATA

TREINAMENTO

LOCAL

01 a 03 

Psicultura

Degredo

01 a 03 

Horta

Rio Quartel

04 e 05 

Pragas e Doenças do Cacau

São Rafael

11, 12 e 19

Defensivos Agrícolas

Sede

12 a 13

Turismo Rural II

Povoação

15 a 19

Inseminação de Bovinos

Incaper

15 a 17

Associativismo

Rio Quartel

22 a 24

Enxertia de Cacau

Povoação

24 a 25

Enxertia de Cacau

Cananéia