Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no bairro Linhares V
A Prefeitura de Linhares realiza trabalhos constantes e intermináveis contra a dengue. Preocupados em combater os focos do mosquito Aedes aegypti a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (24/02), um mutirão de combate à dengue. A ação vai acontecer no bairro Linhares V, das 8 às 11 horas.
Irão participar do mutirão aproximadamente 30 pessoas, entre agentes de controle de endemias, agentes de saúde, entre outros. A população está convidada a participar. A concentração do mutirão vai acontecer em frente ao Posto de Saúde do Linhares V, às 7h30. Além de percorrer as ruas do bairro o mutirão também vai passar por algumas ruas do bairro Movelar.
O principal objetivo da ação é eliminar os possíveis focos do mosquito, recolhendo os entulhos das casas e ruas do bairro e orientar sobre o perigo de se juntar material de descarte, principalmente os que acumulam água. Ainda, alertar e conscientizar a população sobre a gravidade da doença.
De acordo com dados da Vigilância Ambiental de Linhares, desde o início de janeiro até meados de fevereiro deste ano, foram realizadas 13 notificações de dengue sendo um caso confirmado.
Vale ressaltar que os moradores também são responsáveis pela prevenção. Por isso, receba bem o agente de combate à dengue, e acompanhe a visita no seu imóvel.
Alguns cuidados para combater o mosquito e os focos de larvas
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
– Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
– Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje
– Lave semanalmente, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. E mantenha bem tampados os tonéis e barris.
– Encha de areia fina até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
– Limpe semanalmente, com escova e sabão, os vasos de plantas aquáticas.
– Guarde garrafas de cabeça para baixo.
– Guarde os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva.
– Coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada.
– Não jogue lixo em terrenos baldios.
– Procure evitar e eliminar de seus imóveis qualquer objeto que contenha ou possa conter água.
Saiba mais:
– Os ovos do mosquito da dengue sobrevivem por mais de um ano em locais completamente secos. No primeiro contato com a água, eles podem eclodir.
– Só a fêmea do Aedes aegypti se alimenta de sangue. Ela mantém o vírus na saliva e o retransmite.
– Uma fêmea pode depositar até 500 ovos.
Informações para a Imprensa:
Priscyla Costa
Secom PML: (27) 3372-1923