Prefeitura de Linhares prevê ampliação de Aeroporto Municipal

A Prefeitura de Linhares enviou à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) um projeto que visa ampliar o Aeroporto Municipal "Antônio Edson de Azevedo Lima". A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Pitanga Medina.


 

Segundo Medina, o próximo passo é o encaminhamento deste projeto ao Governo Federal por meio do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (Profaa).


 

Se aprovado, a expectativa é que as obras que prevêem a ampliação da atual pista do aeroporto em mais 460 metros no sentido cabeceira Sul, comecem até o fim do ano. Conforme o coordenador do aeroporto de Linhares, Vilmar Barros Barbosa, os investimentos para a ampliação da pista são de R$ 11 milhões.


 

"Esperamos que até maio o Profaa analise e aprove o projeto. Se aprovado acreditamos que a obra tenha início até o fim do ano", disse Vilmar. Além da pista, as obras irão contemplar ainda a ampliação do terminal de passageiros e uma central de abastecimento de aeronaves.


 

Atualmente o Aeroporto Municipal "Antônio Edson Azevedo Lima" tem uma pista de 1,4 mil metros. No local pousam cerca de 46 aeronaves de pequeno e médio porte por mês com fluxo em torno de 86 passageiros. São aviões particulares e fretados, além de aeronaves que transportam funcionários e equipamentos dos empreendimentos da Petrobras.


 

Rota Alternativa


Com as obras de ampliação, o Aeroporto de Linhares poderá se tornar rota alternativa em caso de algum impedimento de pousos no Aeroporto "Eurico de Aguiar Sales", em Goiabeiras. A informação é do coordenador do aeroporto, Vilmar Barros Barbosa.


 

"Com a ampliação da pista e obras de aumento da resistência do piso poderemos receber aviões de pequeno e médio porte com até 120 passageiros", disse Vilmar. A atual estrutura do aeroporto municipal já recebe demandas não atendidas em Vitória, como pernoite de algumas aeronaves.


 

O Aeroporto Municipal

O Aeroporto Municipal "Antônio Edson Azevedo Lima" possui pista de pouso e decolagem com 1,4 mil metros de extensão e 30 metros de largura. Tem balizamento para pousos diurnos e noturnos e o piso é capacitado para receber aeronaves com até 60 passageiros.


 

Ele possui sistema de metereologia em tempo real, comunicação via rádio, e, faróis de aproximação na extensão.


 

Informações para a Imprensa

Alexandre Araújo

27 3372 1829