Educação no Campo: Prefeitura de Linhares desenvolve projeto Escola Ativa no interior

Com o objetivo de melhorar a qualidade do desempenho escolar dos alunos da zona rural do município, a Prefeitura de Linhares em parceria com o Governo Federal desenvolve o programa Escola Ativa. Entre as principais estratégias do programa estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Conforme a coordenadora do programa na Prefeitura de Linhares, Eliana Maria Perini Monti, o Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada pelo Governo Federal e implantada pela Prefeitura para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, com a utilização de diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais.

Durante trê dias, os professores da rede municipal de ensino que atuam no interior estarão reunidos no auditório principal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, para capacitação. A abertura oficial do Programa em 2010 começa amanhã, quarta-feira, dia 3, às 7h30min. Atualmente, cerca de 540 alunos estão matriculados em unidades de ensino no interior de Linhares.

"O Programa Escola Ativa assume o desafio de possibilitar um ensino de qualidade nas escolas rurais. Fundamenta-se na concepção de que para transformar a prática docente, e, consequentemente a melhoria da aprendizagem dos alunos, deve-se levar em conta: a aprendizagem cooperativa; a avaliação contínua e no processo, a recuperação paralela e a promoção flexível, apresentando, dessa forma, um currículo diferenciado, e, organizado", explica Eliana Monti.

A coordenadora do  Escola Ativa explica ainda que a proposta é estruturada a partir de estratégias vivenciais que objetivam a construção do conhecimento e a participação cidadã, a valorização da cultura local, estimulando hábitos de respeito, colaboração, companheirismo e solidariedade.

"A Escola Ativa tem, também, como foco a formação continuada do professor, por entender que este necessita fortalecer seu lastro teórico, se apropriando dos conhecimentos necessários, para que se possa intervir significativamente no processo de aprendizagem das crianças, constituindo-se assim em um mediador do saber", finaliza Eliana.

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