Projeto CantaroLAR ultrapassa 200 apresentações em Linhares

O projeto CantaroLAR, da Prefeitura de Linhares, ultrapassou nesta semana a marca de 200 apresentações levando música, alegria e esperança aos idosos assistidos pelos Centros de Referência e Assistência Social de Linhares (CRAS) e aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Projeto CantaroLAR ultrapassa 200 apresentações em Linhares. Fotos: Felipe Tozatto.

As apresentações acontecem nas Unidades de Saúde, na Unidade Sentinela 24 horas (UPA), hospitais, entre outros espaços de saúde pública, como forma de valorizar esses profissionais. O CantaroLAR é executado por músicos da secretaria municipal de Assistência Social.

Profissionais da saúde se emocionam com o projeto

Nesta sexta-feira (19), os músicos visitaram as Unidades de Saúde dos bairros Shell, Jardim Laguna e Lagoa do Meio. Além desses locais, o projeto também esteve presente na Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher e na Unidade Sentinela 24 horas (UPA), também no bairro Shell. Até o momento, o CantaroLAR já prestou homenagem para profissionais de 28 Unidades de Saúde. Linhares possui 35 unidades básicas de Saúde.

Projeto leva música, alegria e esperança em tempos de pandemia

O coordenador da Unidade de Saúde da Família “Catharina Romanha Lorenzutt” do bairro Shell, Jefferson Piol Locatelli, destacou que o projeto é muito válido para os profissionais da saúde neste momento de pandemia. “O projeto  é muito válido, pois agrega valor as nossas atividades, principalmente neste momento em que estamos trabalhando para conter o avanço do coronavírus em Linhares. Além disso, faz com que nossos profissionais tenham fé e esperança que tudo isso vai passar”, destacou.

Jefferson Piol Locatelli – coordenador da Unidade de Saúde da Família “Catharina Romanha Lorenzutt” do bairro Shell

A agente de saúde Dulcilene Agrizzi Raposo que também atua na Unidade de Saúde do bairro Shell, se emocionou com o momento. “Fiquei bastante emocionada. Nunca na minha vida profissional vivenciei um momento tão contagiante como este. Parabéns a esses músicos por valorizar o nosso trabalho”.

Quem também ficou muito feliz com a visita dos músicos foi a enfermeira Michelle de Souza que trabalha na Unidade Sentinela 24 horas (UPA), no bairro Shell, criada desde o início da pandemia para concentrar os atendimentos das pessoas que estejam com sintomas e suspeitas de infecção pelo coronavírus.

A enfermeira Michelle de Souza que trabalha na Unidade Sentinela 24 horas (UPA) no bairro Shell, ficou muito feliz com a visita dos músicos

“É uma iniciativa que nos dá força, pois deixamos nossa família em casa para cuidar de outras famílias nesse momento de enfrentamento ao coronavírus. É uma ação que reconhece a nossa dedicação e nos incentiva a continuar na luta contra essa doença “, disse a enfermeira. 

Para o Maestro e coordenador musical da Prefeitura de Linhares, Adimar Zardo Salvador, o resultado disso tudo é fruto de um trabalho realizado com muito amor para os linharenses nesse momento tão difícil. “Estou muito feliz com a aprovação das pessoas. As palavras de agradecimento e motivação que recebemos por onde passamos é que faz toda a diferença na vida do projeto, pois estamos vivendo uma troca de amor”, afirmou. 

Adimar Zardo Salvador – Maestro e coordenador musical da Prefeitura de Linhares

Adimar reforça que as apresentações são feitas em áreas livres, como forma de prevenção ao novo coronavírus.  Apesar da composição do projeto ser de 10 músicos, devido às medidas de prevenção a doença, apenas cinco músicos são escalados para cada apresentação, numa espécie de rodízio, a fim de evitar  aglomerações.

Como solicitar o projeto

Quem deseja receber o projeto deve entrar em contato com a secretaria municipal de Assistência Social pelo telefone 3372-2099.

Confira a programação do mês de junho:

22/06 – Segunda-feira

7h30 – CRAS Conceição (casas e Unidade de Saúde do bairro Três Barras)

23/06 – Terça-feira

7h30 – CRAS Conceição (casas)

24/06 – Quarta-feira

7h30 – CRAS Aviso (casas e Unidade de Saúde do Residencial Rio Doce)

14h30 – Unidade de Saúde do Centro, Naps, Hospitais Unimed e Rio Doce

25/06 – Quinta-feira

7h30 – Unidades de Saúde de Rio Quartel e Baixo Quartel

26/06 – Sexta-feira

7h30 – CRAS Aviso (Unidades de Saúde do Aviso e Araçá; HGL)

30/06 – Segunda-feira

7h30 – CRAS Aviso (casas de Degredo)