Conhecimento: Biblioteca Pública Municipal possui mais de 20 mil livros à disposição da população

Há quem diga que o saber não ocupa espaço. E para quem gosta de buscar informação através da leitura, isso é fácil de encontrar em Linhares, que tem um espaço reservado especialmente para isso. É a Biblioteca Pública Municipal "Antônio de Azevedo Lima", localizada na Avenida Governador Lindenberg, no Centro de Linhares.

Quem não conhece algum morador de Linhares que já fez pesquisas, trabalhos e até mesmo empréstimos dos livros da Biblioteca Pública Municipal? Isso se deve ao ótimo acervo que se encontra há mais de 40 anos à disposição da população. A biblioteca foi fundada no dia 19 de junho de 1967, na Avenida João Felipe Calmon.
 
Aberta das 7h às 22horas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, a biblioteca possui aproximadamente 20.594 mil livros e 8.000 periódicos, entre eles revistas, suplementos e cadernos especiais.

Segundo dados estatísticos da biblioteca, hoje já são mais de 19 mil usuários cadastrados que desfrutam desse acervo. Quem ainda não conhece e não usufrui desse bem público, está perdendo tempo.

O cadastro é bem simples e rápido. Basta apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. Com isso é possível fazer o empréstimo dos livros em até 10 dias. O prazo também pode ser renovado. Os títulos mais procurados são os do gênero romance, literatura e os de histórias infantis.

Em época de aulas, a biblioteca é frequentada tanto por alunos da rede pública, como da rede privada de ensino, em especial alunos do interior do município. Quem também costuma visitar a biblioteca, são alunos universitários.

A leitora mais assídua da biblioteca e também a mais jovem é Sarah Emerli Nascimento, de apenas 4 anos. Sempre acompanhada da sua avó Virginia e da mãe Monique, que fazem a leitura dos livros para ela, os livros preferidos da Sarah são os de histórias infantis.

E a atividade já virou um prazer para a pequena. "A Sarah leva essa atividade como uma gostosa brincadeira. Para ela é um momento prazeroso e se não fizermos isso com ela, de ir até a biblioteca, fazer o empréstimo dos livros e a leitura, ela cobra tanto de mim, como da mãe dela", relatou a avó Virginia Souto. Sarah costuma "ler" em média de quatro a cinco livros por semana.

Outro fator relevante que torna o ambiente agradável é o atendimento. "As pessoas que trabalham no local são agradáveis, cordiais e realizam um bom atendimento, o que nos faz ficar à vontade no ambiente", disse Virginia. Hoje 22 funcionários trabalham na biblioteca. Oito no turno matutino, 10 no vespertino e seis no noturno.