Naps promove ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS) promove nesta quarta-feira, dia 24, uma ação educativa, alusiva à campanha internacional que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias, mais de 4 mil pessoas perdem a vida devido à doença e, aproximadamente, 30 mil ficam doentes.

Durante toda esta quarta-feira, das 8 às 16h, na sede do Naps, no bairro Colina, serão distribuídos panfletos educativos e realizadas orientações acerca do tema da campanha. “Nosso objetivo é conscientizar o público sobre as devastadoras condições de saúde, sociais e econômicas da tuberculose e intensificar os esforços para acabar com a incidência da doença, em consonância com os objetivos da campanha mundial”, destaca a diretora do Naps, Kessy Bonicenha.

A doença

A tuberculose (TB) consiste em uma doença infecciosa, causada por bactérias (Mycobacterium tuberculosis), que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Ela pode se espalhar quando a pessoa doente expele bactérias pelo ar através da tosse.

Apesar de se tratar de uma doença evitável e curável, a tuberculose acomete, diariamente, cerca de 30 mil pessoas ao redor do globo, além de dizimar 4 mil vítimas da doença, como aponta o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das pessoas que desenvolve a doença é adulta e há mais casos entre homens do que mulheres.

Em solo brasileiro, anualmente, são identificados cerca de 80 mil novos casos e 5 mil óbitos decorrentes da tuberculose, o que coloca o Brasil entre os 22 países com mais alta carga da doença.