Homem no Campo: Prefeitura promove capacitação dos produtores rurais de Linhares e região

Fortalecer a cadeia produtiva e incentivar os pequenos produtores rurais por meio da utilização de novas técnicas e ferramentas. É com este objetivo que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, promove cursos de capacitação profissional aos produtores rurais de Linhares e regiões do interior do município.

São cursos gratuitos e que abrangem diversos setores da economia agrícola. Entre as opções à disposição dos produtores estão Administração Rural, Processamento de Pescados, curso de Pães e Biscoitos, produção de Conservas Vegetais, Primeiros Socorros, além de Inseminação Artificial em Bovinos. As capacitações começam na próxima segunda-feira, dia 11, e se estendem até o dia 27 de janeiro.

Os interessados em participar dos cursos de capacitação devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no centro da cidade ? próximo ao Guararema Clube, ou no Sindicato Rural, também no centro. O telefone da Secretaria Municipal de Agricultura é o 3372 2013. Para capacitar os produtores rurais, a Prefeitura conta com a parceria técnica do Sindicato Patronal Rural de Linhares e do SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Por meio das capacitações os produtores adquirem conhecimentos para comercialização e identificação do produto, levando estes conhecimentos para as suas bases, além de seu potencial de produção, inserindo políticas públicas de fortalecimento na organização familiar nos âmbitos municipal e estadual.

Além disso, os cursos garantem oportunidades para as famílias dos produtores como esposas e filhos. Os cursos de pães e biscoitos, e conserva de vegetais, por exemplo, incrementam com segurança o turismo rural nas propriedades, como forma de complemento de renda. Os cursos ampliam ainda o olhar sobre a propriedade rural identificando os recursos do meio e aliando as habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Dalzizo Armani, o objetivo das capacitações são os de gerar emprego e renda e conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias do campo, uma vez que, após o término do curso, os participantes inscritos, estarão aptos para ingressarem no mercado de trabalho ou iniciar seu próprio negócio.

"Os cursos de capacitação permitem que os produtores rurais tenham acesso à novas tecnologias e com isso possam aumentar a sua produtividade. A interação dos produtores se torna ainda um espaço de conhecimento e principalmente de troca, porque o produtor vai tomar conhecimento com novas técnicas que poderão ser utilizadas na sua produção e no manejo de seus produtos", explicou o secretário.

O representante dos produtores de São Rafael e região, Clóvis Tessarolo, também elogia a iniciativa da Prefeitura em promover cursos que ampliam o leque de oportunidades do homem do campo, e ao mesmo estendem os conhecimentos para toda a família, como esposas e filhos.

"Com os cursos nós temos a possibilidade de ampliar nossos conhecimentos. E o melhor: não precisamos sair de nossa comunidade para ir à cidade para fazer cursos e isso é muito bom para a capacitação do produtor rural", salientou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de São Rafael, Clóvis Tessarolo.

Confira o calendário:
11 a 13 ? Administração Rural (Assentamento de Rio Quartel)
11 a 15 ? Inseminação Artificial de Bovinos (São Rafael)
12 a 14 ? Curso de Pães e Biscoitos (Regência)
18 a 20 ? Administração Rural (São Rafael)
18 a 20 ? Processamento de Pescados (Pontal do Ipiranga/Barra Seca)
19 a 22 ? Conserva de Vegetais (Guaxe)
25 a 27 ? Primeiros Socorros (Lasa)