Prefeitura de Linhares leva cultura para o balneário de Regência

Quem está em Regência aproveitando o que aquele vilarejo tem de melhor está tendo a oportunidade de conferir de perto a exposição da arte urbana contemporânea do pintor linharense, Márcio Rosa.

O pintor expõe na área de artes do Posto e Restaurante Carebão, 11 obras em óleo e acrílica sobre telas, todas produzidas por ele. A exposição é iniciativa da Prefeitura de Linhares através da Secretaria de Cultura e ficará no espaço até o dia 30 de janeiro.

Dentre as obras apresentadas estão "Vítimas" e "Democracia", telas pintadas no final de 2009, onde o artista imprime nas telas, além de imagens executadas com espátula, poemas compostos por ele durante a juventude, na década 80. "Minha intenção com estas obras foi registrar estes poemas em tela porque os dois são muito fortes e mostram as influências que a vida política e social do Brasil exercem sobre mim desde a adolescência", disse Márcio.

O pintor procura ilustrar através de espátulas, pincéis e com os próprios dedos, temas que lhe chamam a atenção e que são discutidos em várias estâncias pela sociedade, como a cultura afro descendente, os personagens típicos das cidades e algumas naturezas mortas, produzidas com uma característica peculiar do artista.

Além das obras de Márcio expostas em Regência, a Secretaria de Cultura está com a exposição "Traços de miscigenação e sincretismo", dos artistas primitivistas de Linhares, no Centro Cultural Nice Avanza, localizado na Praça 22 de Agosto, Centro da cidade.

"A iniciativa da Secretaria de Cultura em trazer para a cidade os pintores Naif na exposição que acontece no Centro Cultura Nice Avanza e levar minha obra, essencialmente urbana para o litoral, representa para mim um importante momento que a cultura linharense está passando, ressaltado pela atual administração que vem impulsionando com vigor a produção artística no nosso município, não só nas artes plásticas, mas também na música, no teatro, na literatura e em outras manifestações artísticas", declarou Márcio Rosa.