Secretaria de Cultura restaura imagem do herói Caboclo Bernardo

Preocupada em zelar pela memória de um dos ícones da história linharense – o herói Caboclo Bernardo, a Secretaria de Cultura de Linhares enviou para restauração a imagem do pescador, que ficava nas imediações da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Linhares.

O serviço de restauro ocorre sob os cuidados do Departamento de Restauro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que possui grande credibilidade no cenário nacional. A previsão é de que até o final de fevereiro a imagem esteja completamente restaurada.

A imagem de Caboclo Bernardo faz parte da paisagem historiográfica de Linhares. O Secretário de Cultura, Antonio Bezerra Neto, destaca que o valor da imagem para Linhares tem um valor inestimável.

"Ao autorizar o restauro, a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria de Cultura está cumprindo seu papel de guardiã da memória do município", disse o secretário.

Caboclo Bernardo

Bernardo José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo  foi um pescador que, em 1887, salvou cento e vinte e oito marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil.

No dia 20 de setembro de 1887, Bernardo recebeu uma homenagem pública em Vitória, capital da província. Em entrevista ao jornal "A Província do Espírito Santo", ele declarou "eu vi o navio perder-se e então prendi o cabo aos dentes e atirei-me ao mar para salvá-los". Em seguida, ele viajou para o Rio de Janeiro, onde em 29 de setembro foi recebido pela alta cúpula da Marinha de Guerra. Em 6 de outubro, numa audiência, a Princesa Isabel o condecora com uma medalha de ouro e lhe confere um diploma.