Projeto Tamar completa 30 anos com programação em Regência

No dia 11 de dezembro na Vila de Regência, o Projeto Tamar realizará um evento de comemoração aos 30 anos de trabalhos realizados no Brasil em prol da preservação de espécies de tartarugas marinhas e seu habitat. O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon e a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Abaurre estarão presentes juntamente com autoridades locais e de outros municípios, para participar do evento que comemora a existência do Projeto Ambiental que é hoje um exemplo para o mundo inteiro.

A programação do evento tem início às 9h30 e durante toda a manhã serão realizadas avaliações técnicas com convidados das instituições de pesquisa do Espírito Santo e apresentação dos resultados obtidos nesses anos de ações realizadas pelo projeto Tamar, que serão discutidos e debatidos. Em seguida a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares fará uma apresentação dos projetos que são desenvolvidos na região pela Prefeitura, inclusive o lançamento do Eco Berimbau, um projeto que visa resgatar a cultura afro-descendente, com o incentivo a prática da capoeira e a fabricação do berimbau e ainda do Projeto de Combate a Poluição Sonora.

À tarde o Coordenador Regional, João Carlos Tomé irá contar a história do Projeto Tamar no Brasil e no estado, além disso será apresentada a atual realidade do projeto e propostas para o futuro para as autoridades. À noite o evento continua com apresentações culturais, mostra de vídeos, congo com a banda São Benedito, Munguzá, Trio Fubica e outras apresentações abertas ao público na Praça Caboclo Bernardo, no centro da Vila.

E para completar as comemorações da comunidade local, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Agricultura, Aqüicultura e Abastecimento, fará a entrega de um novo veículo à Associação de Pescadores de Regência. O carro atende a necessidade de escoamento dos produtos comercializados pelos pescadores, que são destinados a Linhares (sede), ao litoral de Aracruz e Vitória.

Histórico

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental. O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha.