Prefeitura de Linhares amplia parceria com Casa de Resgate São Francisco de Assis

A Prefeitura de Linhares amplia a parceria com a Casa de Resgate São Francisco de Assis. Equipes de várias secretarias municipais atuam efetivamente no apoio a recuperação de dependentes químicos que são pacientes no espaço de recuperação, localizada no distrito de Córrego Farias. Profissionais das secretarias de Agricultura, Esporte e Lazer, e Saúde contribuem para o desenvolvimento de atividades na Casa de Resgate. Atualmente 60 pacientes recebem atendimento.

Cuidar de animais, plantar, colher, produzir a própria alimentação. A proposta de permitir aos pacientes em recuperação participar do trato do solo, no cultivo de hortaliças e no manejo de animais para produção de leite é uma forma de ajudá-los na luta diária contra o uso de drogas.

Um engenheiro agrônomo e um médico veterinário, disponibilizados pela Prefeitura de Linhares, vão prestar todas as orientações necessárias no desenvolvimento dessas práticas. Em breve, um técnico agrícola ficará permanentemente na Casa de Resgate para conduzir os trabalhos do grupo.

?Como poder público, estamos empenhados nessa luta que é de toda a sociedade. Uma entidade que apresenta um trabalho com tantos resultados positivos, essencial para nossa população, merece e tem o apoio da Prefeitura?, declarou o prefeito Guerino Zanon.

Atualmente, a Casa conta com horta, que será ampliada, e criação de galinha, pato, carneiro, vaca, coelho, pavão, codorna e avestruz.

Outra forma de contribuir na recuperação dos dependentes é com a prática de exercícios físicos. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, disponibilizou profissionais da área de educação física para desenvolver atividades esportivas e de recreação com internos. Além dos orientadores, todo o material necessário para a prática esportiva foi providenciada pela Prefeitura.

Antes de iniciar as atividades físicas, os membros do grupo passam por avaliação. Os internos têm a opção de praticar diversas modalidades como vôlei, futevôlei, futebol e ginástica localizada.

O psicólogo Alex Roberto Machado, responsável pelo atendimento aos dependentes em tratamento, destaca a mudança de comportamento como um passo importante na recuperação.

?Para tal, são indispensáveis aos sujeitos atividades de lazer e da chamada laborterapia, como horta, pequenos reparos, limpeza, pintura.  Toda atividade prática, que envolva raciocínio e possa ser trabalhada quanto seu significado abstrato, é material fértil para o serviço de Psicologia do Projeto Resgate. Apoio como os fornecidos pela Prefeitura de Linhares são de grande valia, por somar à atenção oferecida pelo Projeto Resgate São Francisco de Assis", avalia o psicólogo.

A atenção a Casa de Resgate São Francisco de Assis também se estende à saúde dos internos. Médicos e enfermeiros fazem visitas ao grupo para atendimento, orientação e palestras para esclarecer como se prevenir de doenças e ter atitudes para uma vida mais saudável.

Consultas, medicamentos, exames e disponibilidade de ambulâncias também são serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde aos dependentes assistidos pelo projeto.

O Grupo de Resgate São Francisco de Assis existe há oito anos em Linhares. A instituição é mantida por doações de instituições privadas e sociedade civil, além de contar com o trabalho voluntário de internos que já passaram pelo Grupo. A duração do tratamento contra as drogas na instituição é em torno de oito meses, dependendo da gravidade do caso.