Prefeitura de Linhares realiza exames gratuitos no dia nacional do combate à tuberculose

Na próxima terça-feira, dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, vão oferecer atendimento e exames gratuitos para a população.

A ação vai acontecer no dia 17, no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (NAPS) das 7 às 17 horas. Na ocasião serão realizados atendimentos e exame de escarro para os sintomáticos respiratórios (indivíduo com tosse por mais de três semanas, suores noturnos, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil).

O principal objetivo da ação é alertar a população quanto à necessidade de reconhecer os sinais e sintomas da doença. Vale ressaltar que, ao sentir os sintomas da doença a pessoa deve procurar o Programa de Tuberculose ou ir até o Posto de Saúde mais próximo.

A Tuberculose em Linhares:

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Tatiana Felício Campos, em Linhares de abril de 2008 a março de 2009 foram diagnosticados 35 casos novos de pulmonares positivos e a taxa de cura desses casos, foi de 97%, superando a meta pactuada de 85%.

Neste ano 30 pacientes estão em tratamento de um total de 45 diagnosticados, sendo 29 casos novos pulmonares positivos. (dados do Livro de Registro do Programa Municipal de Tuberculose).

O tratamento é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Linhares e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que funciona no Naps, no centro da cidade.

Ele tem duração de seis meses e não pode ser interrompido, pois ao abandonar o tratamento a bactéria fica resistente aos medicamentos (antibióticos), complicando extraordinariamente o combate à doença, multiplicando o custo do tratamento, aumentado os efeitos colaterais e o tempo de tratamento, e diminuindo a taxa de cura para de 50 a 70 % segundo o Programa Estadual de Controle da Tuberculose-ES.

Sobre o Programa Municipal de Controle da Tuberculose:

A maior preocupação do programa é com o aparecimento da bactéria resistente e a única forma de evitar o aparecimento desta é evitar que o paciente abandone o tratamento.

Para isso, além da conscientização do paciente, o programa conta com o apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família e do Programa de agentes comunitários de Saúde, na execução da Estratégia do Tratamento Supervisionado (DOTS/TDS).

O objetivo é garantir a adesão dos pacientes, reduzindo o risco de transmissão da doença na comunidade. A estratégia é realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde que supervisionam a tomada de medicamentos do paciente diariamente.

O Programa tem o compromisso de diagnosticar pelo menos 70% dos casos estimados, tratar corretamente 100% dos casos de tuberculose diagnosticados e curar pelo menos 85% dos mesmos, atuando sempre com rapidez, eficiência, qualidade, e ofertando  um atendimento humanizado aos pacientes, ex-pacientes, familiares e toda a comunidade.

A equipe de trabalho é composta por Médico, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Atendente, Psicólogo, Assistente Social e estagiário de enfermagem.

As atividades desenvolvidas são: diagnóstico, tratamento e cura, suporte psicológico e social ao paciente e seus familiares, exame de contatos (pessoas que residem na mesma casa), orientação a família e comunidade.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose fica localizado no Naps, (Avenida João Felipe Calmon, no Centro de Linhares). O atendimento é realizado das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é: 3372-7443.

Sobre a doença:

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Micobacterium tuberculosis, mais conhecido como bacilo de Koch. Ela é transmitida pelo ar, através de gotículas de saliva expelidas por uma pessoa doente durante a fala, tosse ou espirro.

Os sintomas da tuberculose são tosse seca ou com escarro por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil.

A doença pode afetar diversos órgãos (olhos, rins, ossos, pele, entre outros), mas o órgão mais comumente afetado é o pulmão e quando isso ocorre a forma mais preocupante é a pulmonar positivo, que é a forma transmissível da doença. É aquela na qual o indivíduo manifesta os sintomas da doença, e ao fazer o exame de escarro, esse tem o resultado positivo.

Isso significa que esse paciente está exalando as bactérias através das gotículas de saliva que ele libera ao falar, tossir ou espirrar.