Ação do Naps reforça importância da prevenção e descoberta precoce da sífilis

 

Evento acontece na segunda-feira (30), no Mercado Municipal, no Centro de Linhares e faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita

Para alertar a população para a importância de prevenir e combater a sífilis, o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), da Secretaria de Saúde de Linhares, promove na segunda-feira (30), uma ação em saúde no Mercado Municipal, no centro de Linhares, das 8 às 12 horas.

O ônibus da saúde vai oferecer serviços de aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar, realização de testes rápidos para a detecção de IST’s (HIV, VDLR e hepatites B e C), panfletagem e orientação em geral. Outubro também é conhecido como Outubro Verde. No último dia 21 também foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, explica que a sífilis é uma infecção sexual transmissível (IST), silenciosa, grave e que acomete uma parcela importante da população brasileira, por isso a importância de trabalhar a prevenção, bem como o seu diagnóstico precoce. 

“A detecção e o tratamento precoces são imprescindíveis para evitar a transmissão da doença, e o nosso objetivo com essa ação é justamente esse, chamar a atenção das pessoas para que se previnam contra a sífilis e para que façam o teste. A sífilis, ao contrário do que muitos acreditam, não é uma doença do passado, os números apontam que a transmissão da doença vem aumentando significativamente com o passar dos anos em todo país”.

Atendimento 

 A secretaria de Saúde mantém em sua rotina o acesso gratuito ao diagnóstico, em todas as Unidades Básicas de Saúde, com a realização de testes rápidos para detecção da doença

Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), e a sífilis congênita pode ser transmitida em qualquer momento da gravidez e durante o parto. Entre as graves complicações da sífilis estão aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e óbito neonatal.