Projeto de Controle de Natalidade do Município de Linhares-ES

Objetivo:

Controle populacional de cães e gatos.

Documentos necessários para o pré-cadastro:

  • Documento de identificação oficial do tutor com foto.
  • Comprovante de residência(conta de água ou energia) em nome do tutor ou cônjuge (comprovar com certidão de casamento ou contrato de união estável), em caso de aluguel, trazer o contrato.
  • Todos os documentos originais deverão ser acompanhados da cópia.
  • Em casos de animais provindo de associações protetoras, os tutores deverão apresentar uma declaração comprobatória assinada pelo responsável da associação.

Obs: a apresentação destes documentos são obrigatórios mesmo em casos de tutores temporários(animais errantes).

Pré-cadastro:

Em atendimento ao processo judicial n° 0006484–93.2010.8.08.0030 do Ministério Público Estadual, inicialmente o procedimento de castração em cães e gatos será disponibilizado a animais errantes(desde que tenham um responsável para mantê-lo até total recuperação cirúrgica) e animais abrigados por integrantes de associações protetoras, estes deverão obrigatoriamente, comprovar vínculo através de documentos.

Passos para o pré-cadastro:

O pré-cadastro terá duração de três dias, sendo as datas e horários divulgados previamente no site da prefeitura.

  • Imprimir formulário no site da prefeitura, preencher e entregar junto com todos os outros documentos exigidos ou fazê-lo pessoalmente na UVZ, neste dia não há necessidade de trazer o animal.
  • Os tutores contemplados, serão comunicados via ligação telefônica para agendamento da data e horário da coleta de sangue e cirurgia.
  •  Serão realizadas 3 (três) tentativas de contato com o tutor em um intervalo de 2 (dois) dias consecutivos, caso não haja retorno ou mesmo contato com as ligações, o animal será desclassificado.
  • A coleta de sangue será realizado pela(o) Médica(o) Veterinária(o) da UVZ, no próprio setor.
  • Com o resultado do exame a UVZ entrará em contato com o tutor para informá-lo se o animal está apto ou não para a realização do procedimento cirúrgico. Sendo que, no caso do animal apto, o tutor deverá se direcionar a UVZ onde:
  • Receberá por escrito as recomendações de pré e pós operatório;
  • Assinará o documento de Autorização para Anestesia Geral e Realização de Castração Cirúrgica;
  • Será orientado sobre os riscos cirúrgicos;
  • Receberá o documento de Agendamento da Castração Cirúrgica, com data e horário do procedimento, o qual apresentará à Clinica Veterinária contratada.

OBS 1: Caso o tutor falte ao dia e horário marcado para coleta de sangue, seu animal será desclassificado.

OBS 2: Caso haja recusa do tutor em qualquer um dos itens de 01 a 04, o animal também será desclassificado.

  • Caso haja alteração no exame de sangue do animal, que impossibilite a realização da cirurgia, o tutor será informado e orientado a levar o animal para uma consulta veterinária em clínica ou consultório de sua preferência. Não caberá a UVZ, o atendimento clínico ou qualquer outro procedimento diagnóstico. A cirurgia será adiada até que o animal se restabeleça.
  • No dia da cirurgia, caso o Médico Veterinário da Clínica Veterinária contratada note alguma alteração clínica que impossibilite o animal de realizar a castração cirúrgica, o tutor receberá um documento de recusa explicando todos os motivos pelo qual seu animal não pôde passar pelo procedimento. A cirurgia desse animal será adiada até que o animal se restabeleça.
  • A partir do dia da cirurgia, todos os procedimentos, serão de responsabilidade da Clínica Veterinária contratada, e a UVZ só terá contato com o tutor do animal se houver alguma intercorrência com relação ao contrato. Já no que se refere ao procedimento pré, trans e  pós-cirúrgico, o contato deverá ser direcionado ao Médico Veterinário da clínica.

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO IMEDIATA:

São estabelecidos alguns critérios que eliminam imediatamente alguns animais;

  1. Cães e gatos com idade inferior a 06 meses;
  2. Cães e gatos com idade superior a 07 anos;
  3. Cães com peso superior a 25 quilos;
  4. Apresentar alguma doença crônica, como cardíaca, renal, hepática, respiratória, entre outras.