sexta-feira, 4 de julho de 2025
  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Prefeitura faz remoção de lixo em pontos viciados de descarte irregular
Notícias

Prefeitura faz remoção de lixo em pontos viciados de descarte irregular

Diariamente, as equipes de limpeza estão mobilizadas para manter o asseio das áreas urbanas de Linhares, sobretudo com a remoção de lixo domiciliar, entulho e varrição de ruas e avenidas. Apesar de todo o empenho em manter uma cidade limpa e saudável para todos, o Município se depara com um problema constante: os pontos viciados de descarte irregular de lixo.

Ponto viciado no bairro Santa Cruz. Foto: Secom/PML.

Todos os dias, toneladas de lixo domiciliar, entulho e resíduos da construção civil são removidos de áreas onde há o serviço regular de coleta. Somente de segunda (6) até hoje (9), os trabalhos foram executados em pontos viciados nos bairros Santa Cruz, Três Barras e Lagoa Park.

Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.

Ponto viciado no bairro Três Barras. Foto: Secom/PML.

“Os moradores precisam se conscientizar quanto ao descarte de entulho e lixo, pois o Município mantém um cronograma de recolhimento desses materiais, que é executado diariamente na sede e do interior. O descarte irregular torna-se um problema de saúde pública, visto que pode propiciar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya; e demais animais e insetos transmissores de doenças”, informou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Fiscalização e multa

Regularmente, as equipes do Departamento Municipal de Fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, de acordo com a legislação vigente, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$ 259,50. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$ 1.297,50.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3371 3113.