Abolição da Escravatura e Folclore serão temas de atividades na Praça 22 de Agosto nesta quarta (13)
O dia 13 de Maio é uma data importante para a história da escravidão no Brasil. Foi nessa data, no ano de 1888, que a princesa Isabel deu a liberdade definitiva aos escravos da época, assinando a Lei Áurea. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover diversas atividades alusivas à Abolição da Escravatura na Praça 22 de Agosto, no Centro, nesta quarta-feira (13).
As atividades começam às 18 horas, no Centro Cultural Nice Avanza, com exposição de quadros e artesanatos da cultura afro produzidos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Samuel Batista Cruz, CAIC, do bairro Interlagos. A mostra ficará aberta ao público até sexta-feira (15). A exposição será uma edição do Cultura nas Escolas, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura. Ainda na quarta-feira, Luiz Mauro Pinheiro, o Mestre Militão, ministra palestra com o tema: 13 de Maio. O projeto Brasil Potência.
Folclore nas Comunidades
A primeira edição do Folclore nas Comunidades também será realizada no dia 13 de maio. O projeto consiste em levar expressões culturais para as comunidades do município com o objetivo de resgatar o folclore regional. O primeiro bairro a receber essa edição será o Centro. Haverá apresentações de Jongo, Congo e roda de Capoeira.
Confira a programação:
18h: Abertura da Mostra – Centro Cultural Nice Avanza
18h30: Palestra com o tema: "13 de Maio. O projeto de Brasil Potência" –
Palestrante: Luiz Mauro Pinheiro, Mestre Militão,
Local: Centro Cultural Nice Avanza, Centro
19h: Apresentação do Jongo do Guaxe
19h30: Roda de Capoeira
20h: Encerramento com grupo de Folia de Reis "Consciência Negra"
Informações à imprensa:
André Neves | [email protected]
3372-1829 | 3372-1923